Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Momentos de Calma - II parte

Vamos relembrar a escala que fiz para os momentos de calma. E actualizá-la, claro!

Fase 1 (já ultrapassada): Reforçar quando ele tem as 4 patas no chão (não salta para cima de mim, nem para os sofás, não se apoia na mesa...)
Fase 2 (já ultrapassada): Reforçar quando ele não ladra

Fase 3 (em processo): Reforçar quando ele está calmo perto de mim, quer esteja em pé, sentado ou deitado e mesmo que vá mudando de posição, desde que se mantenha atento a mim e calmo
Fase 4: Reforçar quando se senta/deita e se mantém calmo, nem que seja por 1 segundo
Fase 5: Reforçar quando ele se senta/deita, por um período de tempo maior (esperar 5 segundos, 10 segundos, 15 segundos...)
Fase 6: Reforçar só quando ele se deita... (esta fase, em questão de duração do comportamento é mais fácil porque ele já percebeu na fase 5. É uma questão de explicar-lhe que só é recompensado se deitar)... Aumentar gradualmente o tempo de espera até à recompensa (10 segundos... 20 segundos... 30 segundos... 1 minuto) Até que ele fique deitado todo o tempo que queiramos - Requer muito treino, não é de um dia para o outro.
Fase 7: Introduzir distracções (mais uma pessoa na sala sentada ao meu lado/ agarrar no telecomando, numa revista, livro, telemóvel/ comer/ levantar-me/ atender o telefone...) - aqui devemos esperar menos tempo até reforçar, por exemplo: esticar o braço > reforçar; esticar o braço e agarrar o telemóvel > reforçar; levantar o braço com o telemóvel > reforçar e assim sucessivamente.

Pois é. Avançamos para a etapa 5 deste treino. Tem sido relativamente fácil porque ele já percebeu que deve ter mesmo aquelas 4 patas no chão. Se bem que, quando demoro a recompensar lá salta ele para a mesa. Mas isto acontece quando  há mais distracções: durante o jantar é verdadeiramente cansativo, mas mesmo assim já fizemos progressos :) Já conseguimos jantar os 5 sem termos de trancar o Charlie o que é um ENOORME avanço!

Ontem e hoje vi mais um progresso alcançado. Tenho a cama do Charlie na cozinha enquanto trabalho. Há umas semanas era impossível trabalhar com ele aqui... Acabava por ter de o fechar no corredor de entrada. Agora já é possível. Ignoro-o e ele simplesmente acaba por ir dormir (imagine-se!!) Dantes o entusiasmo por estar aqui comigo era tal que ele saltava, ladrava, destruía a cozinha... Enfim. Felizmente, hoje é este o resultado:


Outro aspecto positivo que começa a dar frutos. O maravilhoso cão que vai para a sua cama brincar com os seus brinquedos durante horas? Não... Esse não é o Charlie! Mas calma! Comprei uns brinquedos novos que parecem produzir melhores resultados. Pelo menos já se entreteve com eles hoje. Contudo esta é uma situação que tenho de rever... Porque parece-me que o Charlie não sabe muito bem o que é brincar sozinho... Ele adora os brinquedos dele... Para brincar comigo! Entretanto aqui ficam as imagens da brincadeira de hoje:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!