Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

Treino positivo?


Treino por reforço progressivo... Treino de clicker... Treino com reforço positivo... Treino com recompensas... Ou simplesmente treino positivo.

Seja qual for o termo que se use, afinal o que é este tipo de treino?
O treino que não usa aversivos. O treino do século XXI que deixou para trás as ideias da idade da pedra! Sim... Há uma forma diferente de treinar e educar um cão! Sim... Não é preciso agredir um cão!

Bem-vindos ao treino positivo!

No Manifesto de Treino de Reforço Progressivo podemos ler que Treino de Reforço Progressivo significa ensinar animais recompensando comportamentos desejáveis e excluindo o uso intencional de intimidação física ou psicológica.



Há aquele treino que fica à margem da ciência...

Aquele que aqui designamos "treino do tempo da pedra" baseia-se na ideia de que o humano deve ser o "líder" do cão, mostrando dominância e impondo ao cão regras e comportamentos. Parte do princípio de que o cão tenta, a todo o custo e a qualquer momento, subir na hierarquia para ser o "líder da matilha", considerando que o cão percebe os humanos e que sabe exactamente o que faz de errado (sabe mesmo? Leia aqui: https://www.facebook.com/notes/its-all-about-dogs-escola-positiva-de-treino-e-comportamento-canino/o-meu-cão-sabe-que-fez-mal/302540026432259). 

Geralmente este tipo de treino não tem um fundamento científico. E devemos mesmo ter em conta que os princípios globais em que se baseia (dominância e liderança) caiem naquilo que Ian Dunbar designa a Falácia do Papel de Alfa (http://www.youtube.com/watch?v=8Y2Ww4H3gKw) e na ideia errada de que os cães são animais de matilha (a este respeito confira o que Jean Donaldson diz aqui: http://jeandonaldson.com/jeans-blog-mainmenu-51/64-are-dogs-pack-animals).


...e depois há um outro tipo de treino, cientificamente informado...

Digam "olá!" ao treino baseado em fundamentos científicos! Como escreveu Nicole Gil no seu livro Finalmente compreendo o meu cão (2011), "estamos no século XXI - usemos métodos apropriados aos conhecimentos que se têm hoje sobre a aprendizagem dos cães!".

O treino positivo não é apenas para quem gosta de dar guloseimas aos cães. Não é apenas para quem não sabe gritar bem alto ou dar umas boas palmadas no cão. O treino positivo não é apenas para quem não tem força suficiente nos braços para dar uns bons esticões ao seu cão. O treino positivo é para todas as pessoas! E esta é a melhor parte. É fácil de aprender e fácil de ensinar aos cães. E as vantagens não se ficam por aqui:

** permite mostrar ao nosso cão que pode confiar em nós (e que nós confiamos nele)
** mostra ao cão que pode ter aquilo que ele quer, se fizer o que nós queremos (ex: "se estiveres calmo, eu faço-te festinhas")
** ensina o cão que os comportamentos indesejados não surtem qualquer efeito (ex: "se estás a correr por toda a casa e a pular feito doido, não te levo à rua)
** ensinam uma alternativa ao cão (ex: "para ires à rua não deves correr e pular, deves sentar-te à minha frente")
** ensina o cão que obedecer é bom, porque significa que o cão vai obter coisas que quer (ex: senta = ir à rua; estar deitado na cama = festinhas e atenção; vir ter com o dono no passeio = atirar uma bola)

Mas como é que funciona o treino positivo?


O treino positivo funciona com base em 2 dos quadrantes do condicionamento operante: o Reforço Positivo e Castigo Positivo.


Os quatro quadrantes do condicionamento operante

Reforço Positivo: o aumento da frequência de um comportamento conduz a uma consequência agradável
Ex: O dono pede ao cão para se sentar  --> o cão senta  --> o cão recebe um pedaço de frango. O cão aprende que ao sentar-se recebe algo agradável.

Reforço Negativo: o aumento da frequência de um comportamento interrompe o uso de um aversivo, quando o cão oferece um dado comportamento
Ex: O cão puxa a trela --> o cão recebe um choque da coleira eléctrica --> o cão pára de puxar --> o cão deixa de receber choques. Para os choques eléctricos reforça de forma negativa o facto do cão parar de puxar a trela. O cão começa a não puxar a trela para evitar receber os choques.

Castigo Positivo: diminuir a frequência de um comportamento indesejado ao se adicionar um aversivo sempre que o cão oferece esse comportamento indesejado
Ex: O cão mete as patas em cima da mesa --> o dono dá-lhe um murro nas patas. O cão deixará de colocar as patas em cima da mesa, porque isso é sinónimo de dor.

Castigo Negativo: diminuir a frequência de um comportamento retirando ao animal o que lhe dá acesso ao que reforça o comportamento indesejado oferecido
Ex: O cão salta para cima do dono para o cumprimentar --> o dono ignora o cão. O cão vai aprender que saltar para cima do dono não faz com que seja cumprimentado pelo dono.. O cão deixa de saltar porque isso não faz com que o cão obtenha o que quer (ser cumprimentado pelo dono).