Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

Sobre nós

Durante uma sessão de treino
Filipa Cachapa, socióloga, de 24 anos. O seu percurso aparentemente nada tem a ver com cães. Ou pelo menos à primeira vista...! Licenciada em Sociologia, Mestre em Sociologia e actualmente a frequentar o doutoramento também em Sociologia. Os cães surgem na sua vida de forma paralela a este percurso académico tão linear. São um sonho de criança, que se tornou realidade com o Charlie. O Charlie é um cão de 1 ano e meio que entrou na vida de Filipa para mudar tudo! Literalmente tudo. Trouxe tanta coisa de bom, tanta liberdade e bem estar que rapidamente o entusiasmo pelo treino canino foi nascendo, crescendo e ficando até hoje. Começou com o treino de obediência básico (senta, deita, em pé, não puxar na trela, responder à chamada) e foi-se estendendo para alguns truques, modificação comportamental e agility. A paixão de criança foi tomando contornos muito mais definidos. Um livro puxa outro livro, uma pesquisa leva a muitas referências, contactos e pessoas ligadas ao treino por reforço positivo. Entre passeios e conversas, dúvidas e respostas surgem mais questões e enraiza-se o gosto por saber mais. Explorar esta paixão. Vivemos entre dois mundos: a Sociologia e os Cães. Raramente se tocam, mas completam-se no sentido em que é dada sempre liberdade às pessoas para fazer na vida tudo o que as faça feliz, independentemente das várias escolhas fazer ou não sentido juntas. 

O que mais gostamos de fazer

Ter um cão é ter um companheiro. E ter um companheiro significa partilhar momentos juntos! E juntos adoramos dar longos passeios, daqueles que nos deixam de língua de fora (sim, aos dois!)
Gostamos de brincar na relva, faça chuva ou faça sol, de conhecer novos cães e donos. Gostamos sobretudo de desafios. Ensinamos e treinamo-nos um ao outro. O nosso maior desafio é descobrir como comunicar um com o outro todos os dias. Os cães não falam português nem inglês nem nenhuma outra linguagem verbal. E as pessoas têm mais dificuldade que os cães em ler a linguagem corporal. Aceitamos o desafio diariamente... O desafio de nos fazermos entender!