Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O 1º Natal do Charlie

Foi um dos momentos mais temidos!
O NATAL...

Charlie abre prenda no dia 24.12.11

Casa cheia de pessoas... Avós, primos, tios... Bolos, comida e cheiros novos no ar... A Árvore de Natal e os enfeites... Uma mistura explosiva para o Charlie!

Ou não...

... porque afinal de contas... 

... TUDO CORREU PELO MELHOR!!

Como?
- Infelizmente tivemos de o deixar no quintal. A casa era pequena para tanta gente mais um cão, pateta alegre, como eu lhe chamo, com 28kg a saltar para cima de crianças mais pequenas que ele e para a minha coitada avó que anda mal das pernas, apesar de gostar muito de animais. No início não gostou, claro! Queria cheirar toda a gente, lamber toda a gente... Conhecer esta situação nova. 
- O passeio de 1h30 ajudou bastante. Meteu brincadeira com a dona mais a bola, muita corrida, um percurso novo e muitos cheiros novos! Em casa o Charlie pode comer a ração com patê e ainda abriu um presente antecipado enquanto jantamos: um osso de presunto que roeu alegremente e sem incomodar ninguém. O Kong com uma parte do jantar do Charlie também foi uma boa ajuda para o deixar mais calmo.
- O passeio depois de jantar teve direito a brincadeira com os primos. O primo mais novo - 8 anos - tinha medo mas para o fim da noite já estava à vontade! (esta história já vem lá mais à frente!) Corremos e jogamos com a bola de ténis gigante até o Charlie não poder mais - coisa rara!! Todos gostaram muito e o Charlie também! Apesar de conhecer os primos foi a primeira vez que brincou com eles.


Brincadeira no jardim com os primos.

- Agora aqui vem a história com o primo de 8 anos - o JM! Sempre foi desconfiando com cães e quando conheceu o Charlie, aos 3 meses, simpatizou com ele, mas um Charlie de 8 meses não inspirou a mesma confiança. Mostrei algumas das gracinhas do Charlie - senta, deita, em pé, dá mais cinco, "sit pretty" - e expliquei o básico do método positivo. Em 5 minutos o JM estava a treinar o Charlie! E a ensinar os avós e os tios a mandar o "Chaaaali" sentar. Enfim, acabou-se a sessão com o ex-recioso JM a abraçar o seu novo amigo "Chali" que é um "cão mesmo esperto!" Meteu fotografias e tudo! Uma ternura, para espanto e orgulho dos pais do JM, meus tios.



JM e Charlie no quintal

- O fim da noite foi mais complicado. Todos os convidados acharam tanta piada ao Charlie e ao treino que até a minha avó já lhe pedia sentas e deitas. Fantástico para todos. Mas stressante para o Charlie que tinha cerca de 4 a 5 pessoas volta e meia a gritar o nome dele seguido de comandos. Tive de dizer que estava na hora do Charlie dormir, porque ainda é pequenino e já é tarde. E lá foi o Charlie, aliviado, para a sua cama, nessa noite na casota no quintal.


JM treina Charlie na cozinha


- Assim que os convidados saíram, cheirou a sala toda. Deitou-se a brincar com o brinquedo novo da Milu e acabou por dormir, pacificamente.

Para variar, a paixão por tudo o que é da gata Milu


Espero que todos os Natais com o Charlie corram tão bem! É um orgulho de cão! Que se portou tão bem, apesar da minha pouca experiência e algum nervosismo :)

2 comentários:

  1. eheh, muito bom, o nosso também adora abrir prendas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @gemeas: não me apercebi que não vos tinha respondido! Foi muito giro ver o Charlie a abrir as prendas. Parece que o fez toda a vida... Mas rasgar coisas é com ele :D

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!