Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ensino da chamada

Ora bem, ainda não consegui filmar um passeio com o Charlie. Ando a tentar explorar o jardim e procurar um local onde seja seguro colocar a câmara... Os melhores momentos são há noite, porque não há muito movimento, mas a essa hora não dá para ver nada de jeito na máquina... Mas prometo um vídeo para breve!

Em relação aos progressos em si do ensino da chamada...
Tal como aconteceu com o "andar à trela sem puxar", de um momento para o outro deu-se um clique! No Charlie... Que eu já tenho a lição mais que estudada! Não posso dizer que ele responda propriamente à chamada. Talvez nem possa dizer que ele responda às vezes à chamada. Mas uma coisa é certa! Ele já percebeu que não se deve afastar muito de mim! Pode ser um passinho simples, mas é um passinho muito importante e, a meu ver, meio caminho andado para uma chamada com boa base. Se o Charlie se mantiver perto de mim não terei de o chamar tantas vezes, já que não foge.

Pontos importantes a indicar:

A) Só o tenho soltado numa parte do jardim - junto ao lago. Deixo-o correr na trela de 20m mas, à noite, quando não há mesmo ninguém, nem cães, nem outras distracções largo a trela e lá o deixo andar na vida dele.
    Observação 1: Em geral, ele não se afasta muito mais que os 20 metros da trela, vai-me procurando e de poucos em poucos minutos corre para mim. Comportamento que devia ser mais reforçado do que é!

B) A escolha da palavra para a chamada deve ser melhor ponderada. Uso muitas vezes os termos "anda", "aqui", "bora", "vamos", "vá"... É urgente encontrar uma palavra que se adeque ao comportamento que desejo e que não seja já banal...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!