Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Depois do Natal... o ponto da situação



Ao fim de um longo período sem escrevermos no blogue estamos de volta!

Os treinos têm continuado e neste momento este este é o ponto da situação:

* O Charlie já anda à trela sem puxar - enooorme vitória! - mas ainda continuo a recompensá-lo. Retirei o cliquer, visto ele já ter percebido o que pretendo dele, e introduzi a palavra "yes", ajuda-o a saber que vai a fazer bem e coloquei a recompensa em intermitência (umas vezes dou, outras não) e baixei o valor da recompensa - em vez de fígado - a recompensa mais "mhamiii" para o Charlie, uso salsicha, bastante apreciada também, ou fiambre ou queixo. O objectivo é usar só a ração normal na rua, mas ainda não é suficientemente motivadora para o Charlie.

*  O Charlie também já faz praticamente as necessidades todas na rua. Consegue aguentar até o levarmos à rua, mas se o nosso atraso for muito grande, lá faz um xixi. Curiosamente, o cocó só faz na rua! De qualquer modo o balanço é muito positivo, porque mesmo com a porta do quintal aberto ele aprendeu a controlar-se. Vai à rua cerca de 4 vezes por dia (de manhã antes das 8h com a minha mãe - preciosa ajuda!!! - , à hora de almoço - ou antes ou depois - comigo, ao fim da tarde comigo e à noite, depois de jantar, comigo ou com os meus pais). Há dias em que o meu pai ainda o leva para uma voltinha à meia noite, mas é um extra :) Esta rotina foi muito importante para ele aprender a fazer as necessidades. Não sigo criteriosamente o método proposto pela Cláudia Estanislau - primeiro as necessidades, depois o passeio - mas o certo é que ele faz sempre que sai à rua e isso para mim é o mais importante. Depois de fazer, seja no início, fim ou a meio do passeio, há sempre uma recompensa para ele - um jogo de bola, uma corrida com a dona ou um bocadinho de comida. 

*  O reforço dos momentos de calma está a ir muito devagarinho. Na verdade apenas há dois dias começou intensivamente. Depois da festa de Natal a minha mãe mudou a disposição da cozinha e isto permitiu-me começar a trabalhar nesse novo espaço. Levo para lá o meu computador, os documentos e é aí que trabalho agora. O Charlie dorme na entrada e por isso tem acesso à cozinha. Tenho reforçado quando ele está deitado a brincar, atirando um bocadinho de Educ da RC ou ração sem que ele perceba que lhe estou a dar (para não o entusiasmar com a comida). Reforço ainda quando vem ter comigo e não salta para cima de mim, tentando antecipar esse comportamento. Já consegui hoje que ele venha ter comigo e se sente em vez de saltar, mas, sinceramente, está a ser complicado. Veremos os progressos nos próximos dias. O objectivo é que fique deitado enquanto trabalho. 

*   Outra dificuldade: o chamamento. Há duas semanas que treinamos o chamamento. A dificuldade reside, provavelmente na recompensa que estou a dar - ou a não dar! Devia ser de mais alto valor, e por isso vou substituir o fiambre/queijo/salsicha por fígado. Este será dado apenas no chamamento. Foi assim que consegui com o andar à trela no início e por isso deve correr bem! Uso por vezes a bola ou um pau mas como o Charlie ainda não aprendeu bem a largar - principalmente os objectos mais valiosos para ele - o chamamento acaba por não funcionar bem. Ou seja: o jogo do "busca" poderia ser uma recompensa mas não no caso do Charlie que ainda não aprendeu as regras do jogo! Vou então começar a recompensar com fígado cada aproximação e cada resposta ao chamamento. Nota importante: não chamar quando a probabilidade dele vir é mínima!

Em breve mais actualização!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!