Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Treino de momentos de calma

O treino dos momentos de calma é muito simples.
Estou a fazê-lo na sala e na cozinha, em sessões de 10min - é o início e o Charlie ainda não se aguenta muito - várias vezes ao dia. O que faço é reforçar cada momento em que ele está calmo, de forma gradual. Não posso esperar que ele perceba à primeira que tem de se deitar e ficar sossegado.

Fiz uma escala e vou usá-la assim:

Fase 1 (já ultrapassada): Reforçar quando ele tem as 4 patas no chão (não salta para cima de mim, nem para os sofás, não se apoia na mesa...)
Fase 2 (já ultrapassada): Reforçar quando ele não ladra
Fase 3 (em processo): Reforçar quando ele está calmo perto de mim, quer esteja em pé, sentado ou deitado e mesmo que vá mudando de posição, desde que se mantenha atento a mim e calmo
Fase 4: Reforçar quando se senta/deita e se mantém calmo, nem que seja por 1 segundo
Fase 5: Reforçar quando ele se senta/deita, por um período de tempo maior (esperar 5 segundos, 10 segundos, 15 segundos...)
Fase 6: Reforçar só quando ele se deita... (esta fase, em questão de duração do comportamento é mais fácil porque ele já percebeu na fase 5. É uma questão de explicar-lhe que só é recompensado se deitar)... Aumentar gradualmente o tempo de espera até à recompensa (10 segundos... 20 segundos... 30 segundos... 1 minuto) Até que ele fique deitado todo o tempo que queiramos - Requer muito treino, não é de um dia para o outro.
Fase 7: Introduzir distracções (mais uma pessoa na sala sentada ao meu lado/ agarrar no telecomando, numa revista, livro, telemóvel/ comer/ levantar-me/ atender o telefone...) - aqui devemos esperar menos tempo até reforçar, por exemplo: esticar o braço > reforçar; esticar o braço e agarrar o telemóvel > reforçar; levantar o braço com o telemóvel > reforçar e assim sucessivamente.

Nota importante: é fundamental ter uma palavra de libertação - "ok, podes ir", "podes levantar", "vai embora" - para que ele perceba quando deve estar calmo e sossegado ao pé de nós e quando pode fazer o que quer. Introduzimos o comando de libertação ao longo das sessões. Por exemplo: "sossegado" (e reforçamos durante 1/2/3/5 minutos), depois dizemos "ok, podes ir" (e fazemos com que ele se levante e reforçamos também isso). No fundo é uma maneira de dizer que acabou o que estávamos a querer e que pode ir a sua vida :)

[Em breve o vídeo]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!