Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Entregar a bola

Como prometido aqui fica um pequeno vídeo (para matar saudades e) para verem o que temos andado a fazer. É uma breve apresentação do treino de "entregar a bola".

No vídeo podem ver o Charlie a aprender a ir buscar a bola e a devolvê-la. O Charlie é muito focado nos brinquedos (principalmente em bolas) e nunca trazia a bola de volta. O que acontecia antes deste treino era o seguinte:

  • Eu atirava a bola
  • O Charlie ia buscar a bola
  • Vinha ter comigo, mas não largava a bola OU Corria na minha direcção e fugia com a bola
Neste vídeo o treino é feito no nosso quintal (um espaço pequeno e bem delimitado, porque ainda estamos no início do treino). O que estou a fazer para o ensinar:

  • Atirei a bola para muito próximo de mim (para junto dos meus pés, por exemplo)
  • Ele ia buscar a bola e assim que a segurava eu punha uma recompensa junto ao nariz. O resultado era: ele cheirar --> abrir a boca para comer (a bola cai da boca) --> recompensar
  • Ao fim de poucas repetições ele percebeu que para ter a recompensa devia largar a bola
  • Aos poucos fui atirando a bola para mais longe (e incentivava-o a trazer a bola até mim)*
  • Comecei em simultâneo a colocar a mão por de baixo da boca dele, para a bola aí cair (depois de algumas repetições, comecei a esticar a mão antes dele chegar perto de mim)

*Por vezes ele ia buscar a bola e largava-a logo. Nunca reforcei esses momentos! Assim que ele pegava na bola motivava-o a não largar a bola até mim: caminhava para trás enquanto batia as palmas e dizia "boa, boa! traz cá a bola". Rapidamente ele percebeu que o objectivo não é apenas largar a bola, mas sim apanhá-la e trazê-la.


Síntese das etapas (início do treino):
  1. Atiro a bola para junto de mim
  2. Ele apanha a bola
  3. Coloco a recompensa junto ao nariz (ele larga a bola) -- nesta fase posso ir já colocando a mão por baixo, de modo a que a bola caia na minha mão
  4. Recompenso depois dele largar a bola
(Depois de algumas repetições)
  1. Atiro a bola para mais longe (gradualmente)
  2. Ele apanha a bola
  3. Motivo-o a trazer a bola (nunca vou na direcção dele, para ele não ser motivado a fugir com ela - isto já seria outro jogo)
  4. Elogio ("Boa!") e peço para a devolver ("Dá cá!"), ao mesmo tempo que o motivo a vir ter comigo ("Isso mesmo!", "boa, boa!!" "anda!")
  5. Estico a mão (gesto) (em simultâneo com 4.)
  6. Ele coloca a bola na minha mão --> reforço (recompensa)

Síntese das etapas (fase actual do treino):
  1. Atiro a bola ("Vai buscar!")
  2. Ele corre para a bola e apanha-a
  3. Elogio ("Boa!") e peço para a devolver ("Dá cá!"), ao mesmo tempo que o motivo a vir ter comigo ("Isso mesmo!", "boa, boa!!" "anda!")
  4. Estico a mão (gesto)
  5. Ele coloca a bola na minha mão --> reforço (recompensa) -- ao fim de algumas repetições com sucesso o reforço começa a ficar intermitente (só recompenso "as melhores entregas": as mais rápidas ou quando ele larga a bola muito facilmente). 

No final a recompensa será o facto de eu lançar a bola novamente. O que estou aqui a ensinar ao Charlie é ele entregar-me a bola em vez de ficar com ela. 

Mais publicações em breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!