Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Natal está à porta...!


Só há uma coisa melhor que o Natal!
Natal com os nossos cães :)





Este Natal (e todos) vamos lembrar-nos dos nossos cães. Afinal, o Natal é a festa da família e os cães também fazem parte da nossa família! E se durante o ano eles estão sempre ao nosso lado na Noite de Natal também devem estar. Mas todos sabemos como essa é uma noite complicada... Família, muita comida, barulho e agitação... Por vezes crianças a correrem ou avós que precisam de estar sossegados... É um dia complicado para qualquer um. Até para os cães!!

Pessoas e mais pessoas a invadir a casa... Cheiros novos, movimentos sem fim, travessas de comidas e doces de um lado para o outro...! "Que confusão!!", já me está a dizer o Charlie.

Sabemos que é um dia em que todos temos pouco tempo e dar toda a atenção aos nossos cães é complicado, ou pelo menos mais difícil do que no dia-a-dia. Por isso deixamos aqui algumas dias e sugestões!


Prepare o Natal para o seu cão

Nada de doces e chocolates para o seu cão! Mas disso já sabe...! Mas se para os humanos a época natalícia é altura de alguns excessos e cortes na dieta, por um dia o seu cão também pode ter o mesmo

E lembre-se, num dia tão stressante para o seu cão, é importante fazer com o que o seu cão se sinta especial como se sente todos os dias! 

1. Prepare-se com antecedência... Se já sabe que às 10h tem de ir a correr ao cabeleireiro, ou apanhar os primos ao comboio, e depois ao meio-dia tem de ir fazer aquela compra de última hora... E às depois de almoço vai começar a correria com os preparativos da ceia de Natal... Então não se esqueça de marcar na agenda tempo para o seu cão! 
  • Comece de manhã: um passeio mais cedo do que o habitual, se for necessário, e bem longo. À trela, por exemplo, durante 30 minutos ou mais. Se poder atirar umas bolas, jogar um tug e deixar o seu cão correr à solta, melhor!
  • Não vai ter tempo ao longo do dia para o seu cão? A chave é: muita estimulação mental! Kongs, ossos para roer... Porque não dar-lhe a refeição habitual (ração) escondendo a comida em vários cantos da casa, dentro de uma meia velha para que ele tenha de se esforçar para a tirar, dentro de uma garrafa de plástico... A sua imaginação é o limite!
  • Antes do jantar ou antes do momento em que sabe que as visitas vão chegar reserve uma hora para sair com o seu cão. Deixe-o de língua de fora, deixe-o libertar todas as energias! 
Com um dia assim planeado, quando as visitas chegarem (depois do passeio com o seu cão) o seu cão vai estar calmo, descontraído e exausto! O seu cão vai pensar: "Nada melhor que tirar uma soneca! Mas só depois de cheirar os primos, os tios, os avós e aquelas caixas super fixes com laços e papéis que fazem barulho!" Depois de tudo inspeccionado o seu cão vai querer estar sossegado! 

2. Respeito ao espaço do cão... Especialmente se sabe que vai ter crianças em casa explique-lhes que o cão mora naquela casa e que a caminha dele é o quarto dele, o espaço onde não pode ser aborrecido. Explique-lhes que enquanto ali estiver que não o podem incomodar. 
  • O seu cão não se sente à vontade? Se sabe que o seu cão "stressa" facilmente com ambientes muito agitados coloque a cama dele num sítio calmo onde sabe que ele se poderá sentir mais confortável
3. Prepare-lhe um jantar diferente e super apetitoso... "Outra vez ração?!"; "Hoje não!" Se o seu cão não tem problemas com os alimentos e se não tem nenhuma dieta especial surpreenda-o na noite de Natal com um jantar especial! Porque não arroz com frango cozido? Ou um Kong receado com fígados de frango triturados? E para sobremesa? Um osso de presunto! Acredite, vai manter-se ocupado e concentrado num jantar deste, enquanto os donos e a família comem o perú! 

Com um dia destes, o seu cão vai sentir-se fisica e mentalmente cansado. Vai estar mais calmo e isto vai deixá-lo a si mais calmo! Terá tempo para outras preocupações... Como por exemplo... Quem abre a primeira prenda? ;)

1 comentário:

  1. Muito bom, gostei mesmo muito! Infelizmente este natal o Janay não vai passá-lo comigo (a sorte é que ele não sabe que é Natal ahah) mas partilhaste muitas dicas importantes, como sempre :)
    FELIZ NATALLLLLL!!!

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!