Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aprender a viver... com os nossos cães!

Coisas tão simples que os nossos cães nos ensinam.
E esta é uma expressão que gosto particularmente:


3 comentários:

  1. E lembrei-me de fazer imagem PORQUE....Na semana passada o Charlie apanhou a porta aberta e zuumpa! Lá saiu ele a correr... Eu com o coração nas mãos e ele no momento mais feliz da vida dele. Pois, porque para os cães, cada momento bom parece ser o melhor de sempre! Nós humanos devíamos aprender isto com eles, a valorizar mais a essência de cada pequeno momento.

    ResponderEliminar
  2. Gostei :) Tenho uma amiga minha que diz que o momento mais feliz da vida do cão dela foi quando fugiu de casa, que fica num 8º andar, imagina! Ela diz que eles ficaram em pânico enquanto o cão estava super feliz da vida. Mas isto também nos ensina que controlamos demasiado os cães porque infelizmente vivemos no meio do perigo (estradas com carros, pessoas parvas, etc.), o que acaba por privar o cão de ser cão. Imagina, tu vais na rua, vês uma vizinha com quem não te apetece falar porque tás sem paciência para ela. O que é que tu fazes? Mudas de direcção, finges que tás a falar ao telemóvel, etc. E se esta situação acontecesse com o teu cão? Imagina que ele via um cão ao longe e não se queria aproximar? O teu cão não pode dar meia volta e ir-se embora porque está com a trela... Isto faz com que um dono consciente tenha a responsabilidade de proporcionar ao cão coisas que ele gosta para compensar estas "exigências" dos donos modernos :P

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão Sara! Todos nós devíamos era aprender a "ser mais cão". Não só pelos nossos cães, mas por nós também! De facto o ritmo acelerado da vida de hoje faz com que passemos a vida a controlar tudo, num stress permanente! Por isso dizia que devemos viver como se o portão tivesse ficado aberto, por esquecimento. Usufruir esse momento de alegria parva em que um simples pormenor se torna tão importante e divertido. Acho que damos demasiada importância a coisas sem sentido. Um cão contenta-se com um portão aberto (apesar dos perigos), com um osso ou um simples pedaço de comida que sem querer o dono deixou cair da bancada da cozinha. Eles são tão felizes por coisas tão simples! Pode ter ficado 10horas sozinho, mas o micro segundo em que o dono chega a casa (mesmo que saia a correr passados 3 minutos) é o ponto alto do dia do cão! E nunca ficam chateados, por ter estados 10h sozinhos. Ficam extremamente felizes por aqueles 3 minutos apressados.

    Quanto ao resto: um "dono moderno" devia ser um dono que conhece os sinais do seu cão. A trela permite-nos comunicar com o nosso cão ("Bobi, vamos para a direita que está ali a vizinha chata") mas também devia ser uma ferramenta para o cão comunicar com o dono ("Dono, vamos voltar para trás que está ali o Rex e não gosto nada dele") :P

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!