Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

domingo, 28 de outubro de 2012

STOP! Cães que puxam a trela

|| DICA DOURADA || Quem nunca passou por isto que levante o braço! Quantos de nós temos ou tivemos um cão que puxa na trela? Não é o seu caso? Então confesse lá, e quando o vizinho, amigo ou familiar lhe pede para levar o cão à rua? Vá lá... Quantos de nós temos um cão que é exemplar na trela... excepto: quando  vê do outro lado da rua aquele cão que adora; quando encontra aquele poste fantástico para cheirar; ou ainda quando estamos a chegar ao jardim para brincar com outros cães? Este é o meu caso. Ou melhor, era!

Prepare-se! Sente-se confortável e leia, de forma simples, concreta e ilustrada, como resolver este problema:


1) O seu cão está a puxar? Pare! Transforme-se numa árvore e não dê um passo. A sério! Não se mexa nem um milímetro. E espere... Fique simplesmente à espera que o seu cão pare de puxar. Pode demorar bastante no início (comigo nunca demorou mais que 10 minutos), principalmente se o seu cão estiver habituado a puxar muito. Mas não se deixe render. Seja ainda mais teimoso(a)! Afinal de contas, nada é eternamente interessante e mais cedo ou mais tarde o seu cão vai fartar-se de estar parado.

2) Assim que o seu cão lhe der atenção chame-o alegremente. A ideia é motivá-lo para vir ter consigo. 

Com a repetição deste exercício a etapa 2 e a 3 vão acabar por se difundir, já que o seu cão vai passar a ir ter consigo automaticamente assim que perceber o que você espera dele.

3) Espere que o seu cão venha ter consigo. Independentemente da velocidade com que ele responde continue a chamá-lo de forma alegre e entusiasta! 

4) Agora que ele está perto de si recompense-o muito! Mostre-lhe que está muito feliz por ele ter vindo ter consigo e por não estar a puxar na trela. Vale tudo: pedaços de ração, salsicha ou frango e, claro, com muitas festas e palavras simpáticas à mistura!

5) Dê um passo, simulando que o passeio vai continuar. Espere para ver a reacção do seu cão e aí terá duas opções
    > Se o seu cão sair disparado a correr para a ponta da trela - pare, respire fundo e volte à etapa 1
    > Se o seu cão permanecer consigo, calmo e sem puxar a trela, elogie-o e avance para a etapa 6

6) Prossiga o passeio, calmamente, e vá falando com o seu cão. Elogie-o por não estar a puxar na trela e até pode ir recompensando-o. Mostre-lhe que o passeio é a dois e que você está mesmo ali a seu lado. 

Aqui o limite é o dono que estabelece: pode permitir que o seu cão vá à sua frente ou não. Mas lembre-se: o seu cão ainda está a aprender. Dê-lhe alguma margem de manobra. A ideia é ele não puxar e não fazer um "junto" perfeito (uma coisa de cada vez! isso já seria outro treino) 

Repita este exercício todas as vezes que passear o seu cão e sempre que ele puxar comece pela etapa 1. Quando o seu cão completar com sucesso todas as seis etapas, está pronto para a etapa 7:

7) Disfrute o passeio com o seu fiel amigo de quatro patas! 




Então? De que está à espera?
Prepare-se! Levante-se e deixe o conforto do sofá para logo à noite. Calce os ténis e saia com o seu cão! Ele está à espera e ansioso para aprender a passear mais e melhor consigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!