Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fortalecer a relação com o cão

Passeios na rua... O cão até pode não puxar à trela porque foi ensinado a não puxar. Mas não é irritante aquele momento em que o cão parece esquecer-se que o dono está na outra ponta da trela? Não é frustrante falar com o cão ou tentar chamar a atenção dele e ele parecer não estar para aí virado? Pois... Conheço bem a situação...!

No Seminário do Ian Dunbar em Portugal o Dr. Ian propôs algo muito simples...
Um passeio bem longo com o cão e ao fim de alguns minutos parar e cantar para o cão.

Também achei piada e ao mesmo tempo achei esquisito E admito que ainda não o fiz. Mas fiz algo diferente que produziu alguns resultados em poucas tentativa. A ideia é semelhante: a cada 20 passos parar. Esperar que o cão nos dê atenção e aí elogiar, recompensar e continuar o passeio. Na primeira tentativa demorou cerca de 10 minutos até que o Charlie me desse atenção. A segunda tentativa demorou menos. E na terceira tentativa tinha o Charlie a meu lado, sentado, com uma resposta de poucos segundos. Repetimos várias vezes e no final do passeio o Charlie dava-me atenção muito mais vezes. Foi algo tão simples, mas ao fim de pouco tempo o Charlie percebeu muito bem que o que eu preciso é que ele me dê alguma atenção durante o passeio. Afinal de contas ele não vai à rua sozinho, certo? ;)

O Dr. Ian Dunbar teria uma forma muito mais engraçada de descrever a minha experiência. Ele contaria uma história nas palavras do Charlie. E nessa história o Charlie diria: "A minha dona pirou de vês! De 20 em 20 passos pára de andar... Parece uma árvore! Não se mexe. À primeira vez não liguei e fiz o que tinha a fazer... Cheirei, vi os carros a passar, disse olá a um cão que passou do outro lado. Mas ao fim de 10 minutos ela estava na mesma e então fui ter com ela. Lá se sentiu melhor, coitadinha e continuamos o passeio. Mais 20 passos e lá ficou na mesma. Sem se mexer um centímetro. Eu ainda a puxei com a trela mas ela estava mesmo pesada, desequilibrou-se mas não a consegui puxar. Deixei-me estar a ver se lhe passava... Mas não. Ao fim de poucos minutos fui ter com ela para ver se precisava de alguma coisa. Assim que cheguei ao pé dela continuou a andar. Não percebo...! Deve ser de ter acabado a tese de mestrado, deve estar cansada. Lá continuamos. Mais 20 passos, mais uma paragem. Nem esperei muito. Sentei-me ao pé dela para conversarmos um pouco ma ela começou logo a andar e fez-me muitos elogios. Eu sempre disse que ela não devia trabalhar tanto, aquilo fez-lhe mal! Devia tê-la levado mais vezes a sair. Agora deu nisto: de 20 em 20 passos tenho de me sentar ao pé dela. Isto dá-lhe força e lá a convenço a continuar o passeio. Eu percebo que ela tem lá a vida dela com o mestrado e agora o doutoramento... Mas por favor! Eu tenho um mundo para cheirar!"

2 comentários:

  1. Fartei-me de rir com o post :P Muito bom!!! em vez de cantar basta eu dizer (com uma voz fininha e à bebé): ohhh janayyy, bebezinho da doninhaaaaa! (eu sei que é uma frase bue parva mas o janay olha para mim quando eu digo isto =X deve pensar: mas ela tem 25 anos ou 2? =X

    ResponderEliminar
  2. eu por acaso nos passeios canto para eles ahahah no outro dia até passei por uma senhora e ela ficou a olhar para mim, deve ter pensado que eu nao batia bem xD

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!