Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O ensino do "pivoting"...

...não anda muito fácil!

Ora começando logo pelo livro (leia-se catálogo das páginas amarelas) a que o Charlie chamou um petisco! Para começar deu-lhe logo umas trincas e arrancou meia página que era para a coisa ficar mais divertida!

Portanto...

... FASE 0 ou DIFICULDADE Nº1 - Ensinar que o livro não é para comer

  • Peguei no livro e deixei-o estar na minha mão. Comecei o treino assim... Clicava e recompensava (C&R) cada vez que o Charlie olhava para o livro ou tocava com o focinho, no preciso momento antes dele lá ir com o dente! Resultou em 5 minutos ;)
  • Depois fui colocando o livro no chão, quando ele já tinha percebido que não era para comer e aos poucos passei da posição agachada para de pé (resultou bem que o Charlie é traquinas mas também é espero - e guloso!)

... FASE 1 - Tocar com uma pata no livro
  • C&R para o mesmo tipo de comportamentos: toda a interacção com o livro 
  • Ao fim de poucos minutos, quando ele estava à vontade com o livro, comecei a C&R apenas quando ele colocava uma pata
  • Depois de ele perceber que o objectivo era colocar uma pata comecei a aumentar um pouco a dificuldade (C&R quando mantinha a pata mais tempo sobre o livro)

... FASE 2 ou DIFICULDADE Nº2 - Colocar as duas patas dianteiras no livro

  • Aqui é que está mais complicado! Ora o Charlie só mete uma pata no livro... 
  • Eu fico à espera que ele meta as duas... Mas qual quê! Ele fica só com uma durante imeeenso tempo! Até se dá ao luxo de a tirar e voltar a pôr, do género "Tão? Não estás a ver que já lá pus a pata?"
  • Para ultrapassar a dificuldade (*): esperar ainda mais tempo! Em jeito do "jogo da caixa"... A ideia é esperar até que ele ofereça mais comportamentos e C&R especialmente os movimentos das patas dianteiras. Acredito que a dificuldade deste exercício está no facto de o Charlie ter de fazer movimentos com músculos que não está habituado a mexer no dia-a-dia! Por isso, vamos lá a desenferrujar e vamos lá a puxar pela criatividade do Charloca (e da dona!)
Até breve! Bons treinos :)

1 comentário:

  1. Ai...também tenho que começar a fazer isto...vai ser giro vai...tou a ver que o melhor é não fazer com um livro....eh eh
    Vou ver se faça com um alguidar ou coisa do género =P

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!