Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Entre a vida da dona e os treinos

Tenho andado tão ocupada com a recta final da tese de mestrado que o tempo para os treinos tem sido muito pouco. E até setembro vai ser mais ou menos assim... Ainda assim há sempre tempo para algumas coisas! O que temos treinado mais é a chamada. E, claro, o autocontrolo do Charlie com os brinquedos. Um e outro são fáceis de treinar porque treinamos durante o passeio e com muita brincadeira à mistura :)

A chamada vai muito bem!
Descobri que o Charlie responde ao meu assobio e desde então tenho-o usado para o chamar. Claro que o "poupo" muito e só o uso quando sei que há probabilidade do Charlie responder.

O autocontrolo com os brinquedos é um exercício muito importante para o Charlie!
A verdade é que desde os 6 meses que o Charlie começou a adorar brinquedos ao ponto de perder o controlo quando brincamos muito com ele. Há uns tempos, ter uma bola na mão significava para o Charlie que a devia tirar da minha mão a qualquer custo. Agora já sabe que tem de se sentar/deitar para ter acesso a ela. O jogo do tug continua a ser o mais complicado... Ainda não consegui que ele aprendesse a largar brinquedos (a não ser que troque por outro brinquedo) por isso ainda temos um longo trabalho pela frente.

Outros exercícios que gostava de melhorar quando tiver mais tempo livre:
- Andar à trela em sítios movimentados (centro da cidade, jardim público...)
- Senta/Deita à distância

Entretanto, espero conseguir treinar:
- Pivoting (que já começamos mas temos treinado muito pouco)
- Eliminar o comportamento "pôr as patas na mesa" através de controlo verbal


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!