Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 1 de maio de 2012

E outra vez o problema da 'Chamada'

Apesar de ultrapassada a dificuldade de trabalhar com (e não contra!!) as distracções continuamos com uma chamada por melhorar...

(Ver artigo sobre as distracções aqui: http://treinosdocharlie.blogspot.pt/2012/02/o-eterno-problema-das-distraccoes.html)



Objectivo a alcançar:
Ter uma boa 'chamada' até ao Verão

Duração do treino - 3 meses
Material - trela comprida (entre 10 e 20 metros), recompensas de alto valor (frango, queijo, pão, brinquedos tug), clicker e muita consistência

Exercícios - Fase 1
Maio
Em casa

Chamar o cão sempre que ele vai receber algo bom como ir à rua, brincar com brinquedos, comer...
A estratégia é chamá-lo protegendo ao máximo e da melhor forma possível a palavra escolhida para a chamada. O 'comando' deve apenas ser dito quando temos 100% certeza de que o cão não tem sequer a hipótese de escolher não vir ter connosco. Assim devemos chamá-lo quando sabemos que ele vem ter connosco irresistivelmente e sempre que o podemos recompensar. Logo: não chamar quando duvidamos que ele venha; não chamar quando sabemos que ele vem mas se não o podermos recompensar por ter vindo.

Exercícios - Fase 2
Junho/ Julho
Na rua, com trela comprida


Se o treino anterior tiver sido bom então o cão já deve conhecer e responder minimamente à palavra escolhida para o chamamento.

Primeiro começar numa curta distância, sempre com trela. Sempre que ele escolher vir ter com o dono, clicar e recompensar. A não esquecer: continuar a proteger ao máximo e da melhor forma a palavra escolhida! Chamá-lo apenas quando temos a certeza que ele vem. Se temos dúvidas é preferível não o charmar. E relembremo-nos também que nada é assim tão interessante... Mesmo que o cão esteja super entretido com um cheiro super fantástico, ao fim de uns minutos esse cheiro já não é assim tão fantástico... A chave nesta primeira fase na rua é a paciência! Sem desespero. Pode ser desesperante nas primeiras sessões mas com calma e persistência e o cão percebe o que queremos dele.


Jogar com as distracções:
Ainda nessa curta distância em que temos a certeza que o cão já responde podemos começar a adicionar pequenas distracções distracções. Essas distracções podem começar por ser o próprio passeio em si, em que chamamos apenas o nome do cão e clicamos pela atenção que o cão nos dá. Quando esta distracção estiver consolidada (que no caso do Charlie já está) as distracções podem passar a aumentar: um arbusto ou um poste que ele está a cheirar, um cão ao longe, crianças a brincar... Cães mais próximos a passar...

Podemos usar um marcador na trela para saber que distância é essa e ir avançando o marcador na trela conforme a evolução - o marcador pode ser um fio ou corda de cor contrastante na trela, por exemplo.

Ao longo desta segunda fase de exercícios a distância deve ir aumentando, até simular que o cão está à solta.

Mais dificuldade?: A chamada como recompensa
Sim, podemos levar a dificuldade ao extremo... Simulando a 100% que o cão está à solta. Imaginemos que estamos na rua e o cão está à solta (para efeitos de treino não estará)... Passa um grupo de crianças a correr e outras de bicicleta. No meio da confusão pode não ser viável chamar o cão. Mas pode dar jeito que o cão fique parado e que não corra atrás delas nem desapareça assustado. Que tal treinar uns 'senta e fica' ou 'deita e fica'? Podemos treinar, à medida que a distância vai aumentando, esses 'sentas' e 'deitas' e chamá-lo depois. Além de preparar o cão para situações imprevistas em que a segurança do cão está em primeiro lugar, este exercício converte a chamada numa recompensa em si.

Exercícios - Fase 3
Julho
Na rua, à solta


Quando tivermos a certeza que o cão responde a 100% das vezes quando o chamamos na trela comprida podemos começar os exercícios com o cão à solta. Claro que devemos baixar a dificuldade novamente. E baixar a dificuldade significa voltar a reduzir a distância e reduzir igualmente as distracções. Basta o chamamento falhar uma vez para haver retrocessos! E isso significa meses de trabalho para o lixo!
Aqui a estratégia é a mesma que na fase 2. Deve-se repetir todo o processo novamente. Primeiro numa curta distância (deverá ser fácil que o cão opte por vir ter com o dono, tendo em conta todo o treino que já teve). É nesta curta distância que se deve logo começar por introduzir as distracções, pouco a pouco, começando pelas mais desinteressantes para o cão. A ideia é "facilitar a vida ao cão", para que seja fácil para ele perceber o que pretendemos dele.

5 comentários:

  1. Como está a correr o treino do chamamento? :)
    o charlie adora-te, és a dona dele .. tem confiança que tudo vai correr bem e que com o vosso esforço vão chegar lá ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras Rita! Neste momento estamos na Fase 1! Ando a reforçar muito bem em casa. Na rua não o tenho soltado muito (só nos fins de semana quando vamos ao campo, que dá para libertá-lo em segurança). Mas na rua chamo o nome dele e reforço sempre. Vou continuar a ir assim devagarinho a ver se é desta que o chamamento fica treinado a sério!

      Eliminar
  2. De nada, é a verdade .. os nossos amigos de 4 patas são os mais fieis que vamos encontrar :)
    Sim, devagarinho vão lá .. na rua muito focus em ti que assim quando ele tiver solto vai automaticamente procurar-te .. interage muito com ele no passeio .. faz com que ele olhe para ti voluntariamente .. foi assim que consegui com o Lenny .. ele quando tá solto olha imensas vezes para mim .. outra coisa que vejo com o lenny quando fico muito tempo sem o soltar , depois quando o solto o treino parece que desapareceu .. eu sei que tens medo com o charlie mas se conseguisses arranjar um espaço com segurança ias soltando-o por pequenos períodos de tempo para que quando o soltares ele não sentir aquela excitação de correr tudo o que tem para correr porque tão depressa nao vai tar solto ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Rita! Tens sido um excelente exemplo de persistência e dedicação para mim... Os teus treinos com o Lenny têm sido uma inspiração! E é incrível ver o quão longe já chegaram :)

      Vou seguir o teu conselho e deixar o medo de parte e começar a soltá-lo mais. Hoje recomecei o treino na rua exactamente como estás a sugerir. Recompensei todas as vezes que ele olhou para mim voluntariamente e sempre que ele está perto a mim de livre vontade. Como foi castrado ontem os passeios só podem ser mesmo à trela durante 10 dias e por isso, nestes 10 dias vou aproveitar para capturar ao máximo o focus em mim! Obrigada pelos teus conselhos! :)

      Eliminar
  3. é tão bom ouvir isso, então nestes dias que tenho andado desanimada .. obrigado pelas tuas palavras :)

    Então estes 10 dias até vão ser bons depois disso vais ter o charlie todo atento a ti na rua, qualquer barulho e a olhar para a dona! :D

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!