Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 1 de maio de 2012

DICA DOURADA DO MÊS #1

Uma das maiores dificuldades que os donos geralmente têm no passeio com os seus cães são as enormes distracções que existem na rua.

Quem nunca ouviu alguém dizer O meu cão em casa é exemplar, obedece a tudo, mas na rua... Não me liga nenhuma! Acho que todos os dias oiço ou leio algo do género...

A verdade é que a rua é um mundo a explorar pelos nossos cães. Com um olfacto muito mais apurado que o humano os cães descobrem sempre um odor novo, mais um rasto para seguir... Há sempre aquele poste irresistível que eles têm de cheirar, e lá puxam a trela a toda a velocidade! Depois aparece um cão, sem trela e sem dono, ao fundo... Lá puxam a trela novamente! E aquelas crianças a brincar no parque com a bola? Impossível resistir. Lá vai o dono com toda a força a tentar não ser arrastado!

A solução? É fácil.
Usar o ambiente a nosso favor!
Se o cão não está a puxar a trela, deixe-o cheirar o tal arbusto.
Se o cão não pára de puxar a trela, pare e espere. Assim que ele olhar para si deixe-o cheirar o poste ou seguir um rasto. O truque é deixar cheirar enquanto não puxa na trela. Sempre que puxar, parar até obter um comportamento desejado. Vai ver que em poucas repetições o cão aprende logo!
Quando aparecer aquele cão pouco simpático que arreganha logo os dentes ao seu cão mas que, inexplicavelmente, o seu cão tanto adora, peça um senta. Quando for seguro (quando o outro cão abalar) deixe o seu cão cheirar o sítio onde o outro cão estava. Quando menos esperar o seu cão começa sempre a sentar quando vir esse cão, em vez de puxar.

Que tal usar o ambiente como recompensa?
Fica a sugestão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!