Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

domingo, 20 de maio de 2012

Aprender a gostar de ser escovado

A escovagem é muito importante para o pêlo dos nossos cães, principalmente naqueles que têm o pêlo médio ou comprido. Escovar os cães é bom para os donos, porque evita a manter a casa mais limpa, mas também para os cães, tornando-os mais saudáveis. A escovagem permite deixar o pelo mais brilhante e saudável porque retira o pelo morto mas também ajuda no processo de substituição dos funículos capilares. Ajuda então a diminuir a queda de pêlo, tornando-o mais forte. A escovagem é a melhor forma de garantir que os óleos naturais da pele do cão estejam distribuidos uniformemente, diminuindo o número de banhos necessários. Mas a escovagem pode ser também uma forma de ajudarmos os nossos cães a aprenderem a relaxar e a estarem calmos. Ao exercermos a pequena massagem que está associada ao acto de escovar estamos a ajudar os nossos cães a descontrair. A grande maioria dos cães adora ser tocado e aprecia a interacção humana. Escovar o nosso cão é um momento exclusivamente dedicado a ele, garantindo uns minutos de dedicação do dono. Desta forma é mais uma maneira de aproximação entre cão e dono, aumentado o vínculo já existente e tornando-o ainda mais forte. Por todos estes motivos devemos escovar os nossos cães sempre que possível, uma vez por dia ou de dois em dois dias.

Para ensinar o Charlie a gostar de ser escovado baseei o treino neste vídeo da Cláudia Estanislau:


E eis agora o resultado:



5 comentários:

  1. eu tambem fiz o mesmo com o lenny .. usei o que vi no video da claudia .. ele cada vez que eu o ia pentear tentava apanhar a escova e era brincadeira total por isso era impossível, agora ja estamos melhores mas mesmo assim .. !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! O Charlie era o mesmo!
      Mas faz lhe mesmo falta ser escovado. Agora volta e meia vai buscar a escova, que está em cima do armário!

      Eliminar
  2. a maya tambem roeu a dela toda quando era mais novinha .. agora por acaso é muito que não o escovo mas tem que ser pelo menos todas as semanas porque ele tem muito pelo .. quando o escovo ele depois nao cai tanto ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! Quanto mais escovamos, mais saudável fica :) Eu escovo todos os dias ou dia-sim-dia-não. Assim não tenho a preocupação de ficar extremamente bem escovado. Porque ele tem mesmo muito pelo e uma escovagem como deve ser demora uma eternidade. Optei por fazer assim. Mas se conseguires 1 ou 2 vezes por semana tb acho que é bom!

      Eliminar
  3. o problema de eu não escovar é que eu esqueço-me .. não sei porque mas ja com a maya é a mesma coisa. embirrei com a escova e esqueço-me completamente de escova-los, o que está errado :/
    vou escova-lo hoje e depois ver se me lembro amanha ou na sexta !

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!