Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sábado, 16 de março de 2013

STOP! Cães que puxam a trela - Parte II

Esta semana um leitor do nosso blog comentou comigo como tem sido complicado conseguir passear os seus cães sem que eles puxem a trela. São cães que raramente são passeados.

Há alguns meses já tinha escrito sobre como ensinar um cão a não puxar a trela (para ler "STOP! Cães que puxam a trela - Parte I" clique aqui), mas vou desenvolver um pouco mais este assunto. 

* * *

Passear um cão que está habituado a puxar na trela há muito tempo não é fácil. O cão aprendeu que para passear deve puxar a trela, o que significa que esta é a única forma que ele aprendeu para caminhar e conhecer o mundo. 

Passear um cão adulto que não está habituado a sair à rua pode ser ainda mais complicado. Mas calma! Tudo tem solução! Mesmo que os resultados demorem mais a aparecer, eles vão sempre chegar. 

* * *

A rua é um local cheio de estímulos para qualquer cão. Tanto a nível visual mas essencialmente a nível olfactivo o cão encontra na rua inúmeras distracções que o deixam excitado. Essa excitação é provocada por químicos que são lançados para o seu cérebro. O comportamento do cão será então afectado por estes químicos e outras hormonas, assim como podemos verificar que o seu coração começa a bater mais rápido e a respiração acelera. Puxar a trela (ou dar esticões na trela) contribui para aumentar esses químicos. Em última instância isto faz com que o cão não esteja calmo e continue a puxar (ainda mais) na trela.

O que se pretende com o passeio do cão é que este seja agradável, não só para o cão mas também para o dono. Quem é que gosta de ser arrastado por um cão de porte grande? Ou quem é que gosta de passear um cão (mesmo que seja de porte pequeno) mas que está a sufocar do outro lado da trela?

É hora de dizer basta! Tudo se aprende e tudo se ensina.
Ensinar um cão a andar na trela é fundamental para que tanto o cão como o dono possam usufruir mais do passeio. Os passeios poderão ser mais longos e a relação do dono com o cão certamente se vai tornar mais forte. 

LEMBRE-SE:

Ter mais e melhores passeios   =   Cão mais feliz e cansado   =   Cão mais calmo   =   Dono mais feliz


Na próxima publicação: 
STOP! Cães que puxam a trela - Parte III: Ok. Mas o meu cão nunca sai de casa... O que faço agora?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!