Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Novo - Up!

Nas últimas semanas temos andado a treinar umas coisas novas!

Conhecido como "pede", "reza", "sit pretty" ou "bear"... Cá em casa chamamos-lhe simplesmente "Up!" e foi um dos exercícios que o Charlie teve mais dificuldade em aprender.

O Charlie desde as primeiras sessões que percebeu muito bem o que eu pretendia dele mas este exercício é usualmente difícil para alguns cães, principalmente para cães de porte grande.

O objectivo é que o cão fique sentado e com as patas da frente levantadas.

É um exercício que exige que o cão mexa músculos que habitualmente não usa, daí a dificuldade. E como se isto não bastasse o cão deve aguentar a posição algum tempo.

O Charlie demorou mais ou menos 1 mês a conseguir estar na posição sem ajuda. Hoje ofereceu o comportamento voluntariamente para ganhar um biscoito! Fiquei muito contente, porque esta posição é especialmente difícil para ele mas ele esforça-se a valer!

Treino positivo também é isto: desafiar cão e dono!

É fácil de ensinar!

  1. Peça um "senta" ao seu cão
  2. Com um pedaço de comida (ração, frango, fígado, salsicha...) na mão desloque a sua mão para a frente no sentido da cabeça do seu cão, motivando-o a seguir a mão. Desloque a mão mais para a frente, para que o cão acabe por levantar as patas do chão. Aqui pode ser complicado para o cão, por isso: 
    • Recompense cada movimento das patas da frente
    • Deixe que o seu cão se apoie nos seus braços até se habituar à posição
    • É uma questão de equilíbrio! Se o seu cão tem dificuldade em manter-se sem cair, experimente treinar com uma parede por detrás do cão.
    • Tenha paciência...! Mostre-se feliz e recompense cada tentativa do seu cão (mesmo que falhada). Motive-o e desafie-o!
  3. Agora tente sem comida!
  4. Quando o cão perceber o que é pretendido comece, gradualmente, a inserir o comando gestual para o comportamento. 
    • Vá aumentando a dificuldade: aumente o tempo em que o cão está na posição
  5. O seu cão já conhece o gesto? Agora experimente associar uma palavra 
    • palavra > gesto > comportamento > recompensa ; palavra > comportamento > recompensa
Não se esqueça de colocar a recompensa em modo intermitente! Não tem de recompensar o seu cão todas as vezes. E vale tudo, comida, brinquedos, entrar no carro, colocar a trela...

2 comentários:

  1. então como vão esses treinos ? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão indo! Estamos a melhorar o tempo que o Charlie aguenta sentado nas patas traseiras e com as dianteiras no ar! Já adicionámos comando verbal ao comportamento "roda" (girar em redor das minhas pernas) :)
      E os vossos! Esperamos novidades no blog do lenny!

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!