Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

domingo, 2 de setembro de 2012

Sobre a importância de manter os cães ocupados




Hoje é domingo.
E cá em casa domingo é dia de organização e preparação para a semana.
Conheçam a nossa rotina da manhã de domingo...

Todos os domingos faço a vistoria ao que tenho em casa para a estimulação mental do Charlie.

Os cães de hoje em dia passam várias horas sozinhos. Os compromissos que todos temos de assumir na sociedade contemporânea assim o exigem. Afinal de contas, todos tempos de trabalhar... Estar sozinho pode significar que o cão vai ficar entediado. E como muitos donos saberão isto, por sua vez, significa destruir tudo o que esteja ao alcance do cão. Para evitar que estas tragédias de pôr qualquer um de cabelos em pé deve-se proporcionar aos cães um ambiente rico em estimulação mental de modo a manter o cão ocupado durante a ausência do dono.

Fonte: http://photos.ellen.warnerbros.com/galleries/home_alone_pets

A necessidade de manter um cão ocupado não se resume a benefícios para o dono. Ninguém quer chegar a casa e ter um sofá destruído ou papel higiénico pela casa toda. Mas certamente também ninguém quer chegar a casa e ver o cão magoado ou doente por ter ingerido o que não devia (plásticos, plantas...).

Proporcionar um ambiente rico em estímulos vai  então ajudar o seu cão a estar entretido e longe de perigos, ao mesmo tempo que protege a sua casa de acidentes indesejados

Existem várias formas de garantir que o cão não vai procurar por si mesmo maneiras de se entreter.




BRINQUEDOS E OSSOS
No mercado encontram-se disponíveis inúmeros artigos especialmente concebidos para este fim: os que eu prefiro e uso diariamente com o meu cão são os brinquedos que podemos rechear (desde a marca Kong à Petstages). Estes brinquedos, com várias opções de escolha de modelos, tamanhos e níveis de dificuldade permitem ao dono alimentar o seu cão ao mesmo tempo que o estimula mentalmente, mantendo-o ocupado ao mesmo tempo que usa a sua criatividade para aceder à comida. Além dos brinquedos para rechear existem sempre os ossos. Existem de vários tipos, é uma questão de descobrir o que o nosso cão mais gosta. Para o meu cão costumo comprar ossos de presunto, ossos prensados com sabor a queijo ou bacon. Outros artigos como orelhas de porco fumadas também são bastante apreciadas pelo meu cão.


Estimulação mental


 TREINO
Outra forma de estimulação mental são os treinos. E não é preciso treinar um cão para fazer tudo o que um cão de circo faz. Mas se assim o quisermos, porque não experimentar ensinar o nosso cão a fingir de morto ou passar um túnel? A ideia de treinar o nosso cão é motivá-lo para pensar e descobrir por si mesmo soluções para o que lhe pedimos. Pode ser um "senta"(exemplo aqui), um "fica" (exemplo aqui), caminhar ao lado do dono sem puxar a trela (exemplo aqui) ou executar uma sequência de comportamentos ao som de uma música (exemplos aqui)... Qualquer coisa serve para treinar! Tudo o que a nossa imaginação conseguir alcançar é possível! O importante é pormos o cão a pensar. As grandes vantagens do treino é que podemos conseguir ter um cão mais inserido na sociedade e com uma ligação muito mais forte ao seu dono. Quanto mais um cão treina mais aprende a perceber o seu dono; e quanto mais um dono investe no treino mais apto estará no futuro para compreender o seu cão. 

PASSEIOS
Um cão cansado é um cão feliz. E todos os cães precisam de exercício físico. Imagine-se ficar fechado em casa... Não ia sentir necessidade de sair? De apanhar ar na cara, de sentir o cheiro do mar ou do campo, de ver pessoas e conversar com aquele vizinho que tem sempre umas boas novidades? Os cães são muito semelhantes a nós, são seres sociais. Precisam de sair, esticar as patas, cheirar o mundo e brincar com outros cães. Este é mais um passo para um cão equilibrado no seu dia-a-dia. Uma das grandes apostas cá em casa são precisamente os passeios: meia hora de manhã (com treino e na trela comprida (20 metros), para que o meu cão corra à vontade mas em segurança, porque de manhã não tenho tempo para ir para um local seguro e opto por ficar perto de casa, mas mais tempo); cerca de uma hora ao fim da tarde (sempre à solta, com outros cães ou, quando não encontramos nenhum cão com brincadeiras entre mim e ele: atirar bolas, discos, correr juntos); e mais meia hora à noite (à trela curta, com algum treino). Idealmente um cão devia passear pelo menos 1 hora por dia e uma boa parte desse tempo à solta, com as devidas adaptações ao tamanho e condição física do cão. 

E agora: que tal juntar tudo isto? Um cão que tem várias actividades ao longo do dia (sozinho e com o dono) é um cão ocupado. E necessariamente mais feliz. 

2 comentários:

  1. Bem o Janay era super feliz na tua casa... com esses ossos... ui!!!! Muito bom o texto! Ando de olho no kong jack... ando ando...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que qualquer dia recebo uma encomenda com o Janay lá dentro :)
      Isto é a forma que eu encontrei para que a casa e a família sobrevivam ao Charlie :P

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!