Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sobre a Milu...

Porque o Charlie não é o único cá em casa, decidi dar-vos a conhecer um pouco mais das outras duas companhias que temos cá em casa.

MILU
Toda preta e com as patinhas brancas assim é a Milu, o nosso primeiro animal de estimação. Já tem 2 anos (nasceu por volta de 01/09/2010) e desde as poucas semanas que está connosco. Aos 3 meses pesava só meio quilo e verdade seja dita sempre pesou muito pouco, não fosse ela a gata mais pequena que conheço! Aos 5 meses a Marie já era do tamanho da Milu!

 

Foi o meu irmão que encontrou a Milu, numa rua perto da casa dele em Lisboa. Estava com mais uns irmãos, todos muito sujos e sem a mãe por perto. Nos primeiros dias ficou em Lisboa porque a nossa mãe não queria animais em casa. Mas veio um fim de semana... Depois outro... E ficou. E é a melhor companhia da minha mãe! Hoje não a minha mãe não a troca por nada! E a Milu lá foi crescendo (não muito, ehehe)


Tornou-se a rainha da casa. Dorme sempre com a minha mãe, acompanha-a para todo o lado, desde que não tenha nada para fazer. Sim, porque a Milu tem uma vida muito preenchida... Limpar o pêlo várias vezes ao dia, lavar cada bigode umas 700 vezes por dia, garantir que não trouxe nenhuma pedra da caixa de areia (e limpar-se de uma ponta à outra sempre que sai da caixa). Dormir (claro)! E uma das tarefas que ocupa mais o dia da Milu: certificar-se que a comida é segura para comer... Aqui ela "perde" umas boas horas diárias. Tantas que pouco tempo sobra para comer, possivelmente daí a sua estatura magra (ou melhor, elegante!)


O pior que eu pude fazer à Milu foi trazer o Charlie cá para casa. A Milu tinha uma amizade especial por mim, eu cuidei muito dela quando veio para cá (fazia companhia, dava-lhe os banhos anti-porcaria-que-trouxe-da-rua, brincava com ela, punha-lhe a comida...). E nunca mais me esqueço da reacção dela quando viu o Charlie...! Indescritível! Mas se a Milu falasse seria: "Só podem estar a gozar comigo!!! Odeio-vos! Odeio o mundo para sempre!" Bem, mas lá teve de aceitar... E às vezes até se dava ao trabalho de brincar com ele... Até que ele cresceu e nunca mais nada foi o mesmo!


Depois veio a Marie e a conversa foi mais fácil. Expliquei à Milu que a Marie precisava de alguém que tomasse conta dela porque ainda era pequena e ela disse-me que ia avaliar a situação. Afinal de contas a Milu não teve mãe e nunca tomou conta de ninguém! Começaram com umas brincadeiras e a coisa correu muitíssimo bem! 


A Milu é super protectora da Marie é a a principal educadora dela. A sério! Ensinou-lhe os melhores sítios para afiar as unhas (o sofá...), ensinou-a a saltar para a mesa, a dormir em cima de roupa branca acabada de passar a ferro... Também lhe tentou explicar que não devia ir para perto do Charlie mas a Marie disso não quis saber! E a Milu fica muito aflita quando eles estão juntos. Desde que o Charlie cresceu que a Milu tem medo dele (e com razão que ele é um brutamontes e não percebe que a Milu é uma senhora!). Outra coisa que a Milu nunca conseguiu ensinar à pequena Marie foram os bons modos de uma gata... E esse é a maior angústia dela. A Marie gosta mais de viver no limite e odeia a "hora do banho". A Milu está-lhe sempre a dizer: "Gata que é gata tem de cuidar do pêlo... Deitar-se de forma elegante... Só estragar coisas quando ninguém vê... Saltar delicadamente e fingir que não deixou cair nada..." Enfim, essas coisas que só a Milu, uma gata muito especial, sabe. 


2 comentários:

  1. :D Tão linda a Milu, aqui está a prova de que as pessoas se rendem aos animais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Milu é a menina especial da casa (e ela sabe disso, e adora!) :P

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!