Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que andamos a fazer

As férias já acabaram e os treinos estão assim mais ou menos!
A dona anda cheia de trabalho (falta menos de 1 mês para entregar a tese de mestrado!!) e o Charlie também tem andado super ocupado. Claro, que um cão também tem a sua vida! O Charlie tem andado muito empenhado em dormir, apanhar o sol da manhã, tomar conta das gatas que têm passado mais tempo no quintal... Ladrar às motas que passam na rua. Parecendo que não, ser cão também cansa!

Mas falemos de coisas sérias: os treinos!
Desde o pet-sitting na Work in Progress que tem sido mais fácil continuar algumas coisas que ele aprendeu "nas férias" com a Mafalda e o Paulo. Aqui fica o que andamos a fazer:

  • (Re)Aprender a estar em casa: desde o primeiro dia depois das "férias" que falámos todos cá em casa e concordamos que o Charlie merecia uma oportunidade. Tendo em conta que durante a estadia no Algarve que a casa sobreviveu ao Charlie, decidimos experimentar ter o Charlie mais tempo connosco dentro de casa. E correu super bem (para enorme espanto do meu pai!). Tem sido fácil ensinar-lhe que dentro de casa é para estar calmo (tal como aconteceu em casa da Mafalda e do Paulo). No fundo, foi só mostrar-lhe que cá em casa é para se portar como se portava lá. Pusemos um dos tapetes dele na sala e é lá que ele pode desenvolver as tarefas dele (roer ossos, comer Kongs, brincar sozinho) - isto quando a gata Marie não lhe rouba o lugar e fica ela a roer o osso! (ver imagens em baixo). Volta e meia o Charlie tenta levar as coisas dele para o sofá (e que teimoso que ele é!). O truque tem sido a persistência... Ele leva o osso > eu meto o osso no tapete > ele vai para o tapete... Ele tenta voltar com o osso para o sofá > eu meto o osso no tapete > ele vai para o tapete... 





  • Chamada: pois, este bicho de sete cabeças que nos persegue há tanto tempo! Mas anda melhor :) Neste momento o comando é o assobio e estou a tentar passar para um comando verbal que a família também possa utilizar. Nos passeios diários uso o assobio porque a palavra que escolhi ainda não é muito eficaz mas para remediar isso todas as manhãs (quando a rua tem menos distracções) faço sessões de treino para a chamada durante o passeio (cerca de 10 ou 15 minutos, conforme a concentração que o Charlie tem). Com a trela comprida peço um "senta e espera", afasto-me (não muito longe ainda) e digo "Boora!!"e lá vem ele todo catita (recompensa). Daqui a umas semanas vou aumentar as distracções, agora é cedo ainda. A ver se é desta que funciona!
  • Estar sozinho: também aqui temos feito alguns progressos. Deixei de fazer toda aquela rotina da manhã... Inventar coisas para fazer de modo a que o Charlie não percebesse que eu ia sair só o deixava ainda mais ansioso (aliás, na verdade eu e a Mafalda chegamos à conclusão que era precisamente isso que o estava a deixar tão ansioso). Passei a sair de casa e pronto. Ele segue-me até à porta e tenta sair comigo, mas deixo-o em casa e ele não fica a ganir nem a raspar a porta. Ainda tenho de ver se consigo filmar as minhas saídas para saber o que ele fica a fazer quando eu me vou embora! Quando estamos em casa começámos a "dar-lhe que fazer" quando pode estar connosco mas não lhe podemos dar atenção. Assim, ele tem os objectos especiais dele (ossos, kongs, brinquedos) que pode usar quando tem de estar entretido sozinho, independentemente de estar ou não estar sem ninguém em casa. Isto fez com que ele voltasse a dar valor aos ossos e aos kongs. 
  • Outra coisa que mudámos para o ter mais calmo e menos ansioso: mais passeios! e melhores passeios! Ou seja, deixei de fazer um passeio longos (em distância) porque na verdade eu é que ficava cansada e não ele! A nossa rotina agora é:  manhã --> passeio na trela comprida com treino; fim da tarde --> passeio à solta (com brincadeira com outros cães ou só com a dona, conforme temos ou não companhia no jardim); noite --> passeio à trela (normal), mais calmo e aqui sim andamos um bocadinho mais.

Até breve! Bons treinos! :)


4 comentários:

  1. Fico tão feliz por ti e pelo Charlie :) Muitas vezes a ajuda de profissionais é uma mais valia para percebermos que apesar de estarmos a fazer as coisas com a melhor das intenções (e supostamente pensamos que é o mais correcto) há outro ponto de vista que torna as coisas mais simples e eficazes :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Sara! A ajuda da Mafalda tem sido fundamental para me ajudar. Que muito boa intenção há mas nem sempre é suficiente! :)

      Eliminar
  2. Parabéns Filipa. Deviam existir mais donas como tu :) E parabéns ao Charlie e às gatas também que aprenderam a aproveitar as vantagens de ter um cão por casa (ummmmm ossos) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim até me deixas sem resposta! Sabes que que faço tudo pelo Charlie, até por me divirto imenso, e nesta fase atribulada da minha vida os poucos momentos que tenho para descontrair tem sido mesmo com ele! A Marie adora ter o Charlie dentro de casa (acho que é quem mais gosta mesmo hehe). Desde pequena que a recompenso sempre que está na presença dele por isso assim que o vê vai ter com ele. É mesmo engraçado :) Hoje partilharam o Kong :P

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!