Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dica dourada #3: Recompensas Surpresa

Uma das questões que muitas vezes era levantada nos meus treinos com o Charlie (e que já várias vezes vi outros treinadores comentarem) diz respeito à banalização da recompensa que damos aos nossos cães.

Quem não lhe aconteceu ainda que o cão deixasse de dar importância à ração?
Ou que de um dia para o outro deixasse de gostar daquela tira de carne que dantes adorava?
E o biscoito pelo qual ele fazia qualquer coisa, que agora cheira e ignora...?

Deixo a dica, que tenho usado desde algum tempo e que resulta muito bem!
Façam saquinhos surpresa com várias recompensas!
Tipo recompensas kinder: nunca sabemos (nem o nosso cão) o que vai sair!

Juntem duas, três ou quatro recompensas diferentes (pode ser ração, frango, queijo, fígado, salsicha, qualquer coisa que saibam que o vosso cão goste) e ofereçam aleatoriamente ao vosso cão. Vai aumentar o interesse do cão durante o treino e deixa-o mais focado. Nunca sabe o que vai ser a recompensa por isso a curiosidade alimenta a motivação do cão.

Se não quiserem misturar tudo no mesmo saco, para não misturar os sabores e aromas das recompensas, podem fazer vários saquinhos e dar aleatoriamente ora de um saco, ora de outro.

Misturem a isto um brinquedo, uma corrida com o vosso cãopanheiro.
O truque é misturar as recompensas! Fujam dos padrões, agarrem-se ao aleatório e terão um cão muito mais concentrado e motivado para o treino!

Experimentem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!