Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ignorar as gatas - 2ª fase

Um vídeo com o desenrolar do treino para ignorar as gatas.
Fase 2 - Oferecer momentos de calma na presença das gatas (estar deitado, não as perseguir, não ladrar)

Depois da primeira fase em que clicava e recompensava continuamente cada momento calmo (olhar, sentar, não ladrar, deitar...) o Charlie começou a oferecer voluntariamente estes comportamentos quase sempre que está na presença da pequena Marie. Elevei a dificuldade e passamos para a fase 2. Deixei o clicker porque quero garantir que o Charlie não se entusiasme demasiado no treino. Além das recompensas que vou dando aleatoriamente (pedaços de pão, ração de gato, ração de cão, queijo) também lhe dou ossos de alto valor (como o de borrego que aparece no vídeo seguinte) que o mantém ocupado a roer em vez de estar atento às gatas.

O progresso tem sido de tal ordem que até a Milu se juntou ao treino, ainda que por poucos momentos.

Toda a explicação no vídeo:


7 comentários:

  1. A Marie é tão linda :D Aquela pata direita amarela mata-me! Estás a ir muito bem, deixas-me com esperança de ver o Janay a tolerar gatos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver :D Ainda os vamos ver os 3 todos juntinhos e a brincar

    ResponderEliminar
  3. A Marie é um doce. Muito querida e meiguinha. A Milu é o oposto!! Apesar de ter melhorado muito desde a chegada da Marie! Tem sido um árduo trabalho. Com momentos em que achava que os três se iriam pegar... Até andava com pouca esperança porque houve um dia em que a Milu atacou mesmo o Charlie... Felizmente não houve ferimentos mas estava a ver a coisa muito feia!
    Mas sim! Não tarda já andam juntos :D Pelo menos a Marie e o Charlie, que com a Milu tenho de fazer um trabalho mais profundo! Ela foi apanhada da rua com poucas semanas... Até pode ter um trauma com cães! Não sei... Ela nunca gostou do Charlie :(

    ResponderEliminar
  4. Foi apanhada da rua com poucas semanas faltam-lhe aspectos importantes que eles aprendem uns com os outros. Tal como os cães, os gatos sofrem de problemas na sociabilização quando são retirados da ninhada muito cedo. Todos os gatos adultos que tenho apanhado que não tiveram com a mãe e os irmãos até pelo menos aos 2 meses, 2 meses e meio, têm problemas de sociabilização. E isso pode notar-se quer em relação a outros gatos, quer a pessoas ou cães. Parece que ficam muito menos predispostos a alterações ou novos elementos na vida deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz todo o sentido... Ela mudou completamente quando o Charlie chegou cá a casa. Passou umas semanas em que mal comia e mal se relacionava connosco. Demorou 1 ano até "fazer as pazes comigo". Quando temos visitas em casa esconde-se logo e só ao fim de umas horas é que aparece mas só para fazer o reconhecimento lol Se alguém lhe diz alguma coisa volta a esconder-se. Quando chegou a Marie foi diferente. Demorou menos a aceitá-la e agora trata-a como a coisa mais preciosa do mundo. Defende-a muito e está sempre de olho nela. Para a Milu, ver a Marie ao pé do Charlie era um sofrimento tão grande que miava muito a chamá-la e até ia buscá-la. Quando não conseguia escondia-se. Agora é a Marie que puxa por ela e parece estar a dar-lhe um pouco confiança. O que se vê no vídeo (a Marie a incentivar a Milu a ir cheirar o Charlie) é um marco histórico! Ficamos todos muito felizes pela Milu!

      Eliminar
    2. É por isto que eu sou SUPER apologista da adopção dupla em gatos. Acho que eles beneficiam muito em ter a companhia de outro gato. A relação que nós temos com eles é completamente diferente da que mantemos com os nossos cães. E apesar de nos fazerem companhia, acho que acabamos por negligenciar mais os gatos. Se eles tiverem outro gato, aprendem inibição de mordida um com o outro, têm as brincadeiras conjuntas deles, uma relação própria...
      O meu gato só tinha 4 meses quando trouxe o outro, já adulto cá para casa e notei uma diferença de comportamento enorme. Acho que foi a melhor prenda que algum dia lhe dei...
      E atenção que a relação da Lany com o gato que já veio adulto cá para casa não é sempre pacífica, há alguns momentos de tensão que exigem gestão para não haver rosnanços ou patas no focinho. Mas no geral as coisas correm bem. Também temos de trabalhar para garantir que a situação não fica demasiado stressante por demasiado tempo.
      E tu estás a fazer um trabalho esplêndido =)

      Eliminar
    3. Não tens noção como me soube bem ler estas palavras :) Obrigada pelo apoio!
      Cá em casa acham um bocado pateta andar a tentar gerir a relação dos três. Os meus pais são mais apologistas de "ou se não ou não se dão". Se corre mal paciência... Mas mesmo assim não vou desistir, porque é uma questão de bem estar para os três. Daqui a uns tempos já sei que vão reconhecer a importância deste trabalho!

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!