Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Reforço da atenção ou 'focus' na rua - 1ª sessão

Depois de ler um artigo no blog d'Os momentos do Lenny sobre o treino e reforço 'focus' começamos um novo treino:

TREINAR O CHARLIE E ESTAR ATENTO A MIM NA RUA

Começamos hoje e com elevado sucesso!
Pedaços de frango na bolsa à cintura e clicker na mão e lá fomos nós! Como o Charlie tem um bom "eye contact" comecei por reforçar todos esses comportamentos. O Charlie não oferecia "eye contact" em todas as situações, ou seja, quanto mais distracções menos atenção ele me dava. E como o que quero é mesmo reforçar e aumentar essa atenção que ele me dá o que fiz foi usar o nome dele para captar a atenção em momentos de distracção média. Clicava e recompensava cada vez que ele olhava para mim ou simplesmente me dava atenção vindo ter comigo e escolhendo ignorar a distracção.

Aqui é importante fazer uma distinção entre o que considero um momento com pouca distracção, da média distracção ou da distracção elevada, para que quem esteja a ler perceba. As distrações de nível médio são aquelas que, sem muito esforço, consigo gerir, enquanto que as de nível elevado, neste momento não consigo de forma alguma gerir, tal é a importância que o Charlie dá aos exemplos mencionados.

Nível de distracção                 Exemplos                                                                   
Reduzido                                A nossa rua
                                               A avenida, com carros a passar, com pessoas a passar
                                               (desde que não hajam cães por perto)                         
Médio                                     Pessoas a passar muito próximo
                                               Motas e camiões
                                               Pessoas que assobiam ou chamam o Charlie, mesmo
                                               que à distância
                                               Cães que passam e que não procuram contacto         
Elevado                                  Crianças a correr
                                               Cães à solta, a correr ou a passar muito próximo
                                               Cães que estejam à distância mas que ladrem            

Se a gestão das distracções de nível médio é relativamente simples e resolve-se chamando o nome dele, já com as de nível elevado é muito difícil conseguir a atenção dele. Então o que comecei a treinar foi pedir um "senta" (caso ele não responda à primeira o que faço é bloquear o contacto visual com o outro cão ou com a distracção colocando-me à frente dele e, com a comida na mão, coloco a mão sob o focinho dele ao mesmo tempo que peço o senta - infalível!) Com ele finalmente sentado o que faço é clicar e recompensar constantemente, com intervalos muito pequenos. Ao fim de uns minutos consigo ter a atenção dele e aí digo "ok, vamos" e continuo a clicar e recompensar por ele me seguir. O objectivo é, no futuro, ele ver um cão, sentar quando o vê e olhar para mim à espera de autorização para ir ter com ele ou do comando para seguirmos caminho.

Em síntese, isto foi o que fizemos na primeira sessão de treino:
1º Reforçar o "eye contact" voluntário (ambiente com poucas distracções)
2º Chamar o nome (ambiente com distracções médias) 
3º Pedir para sentar e reforçar continuadamente
4º Quando tenho a atenção dele continuo o passeio mas continuo a recompensar

3 comentários:

  1. bem estou a ver que o charlie aprende de pressa ! excelente treino com grandes progressos .. em relação ao nível das distracções, acho que deves focar os primeiros treinos na de nível reduzido e quando ele tiver um bom focus nesse nível e um bom senta passas para as do nível a seguir primeiro com sentas e depois o focus porque é mais fácil para eles sentar e olhar para o que querem do que olharem logo para nos, e quando ele tiver um bom senta generalizado pedes o senta e depois o focus primeiro pouco tempo e recompensas e depois aos poucos vais aumentando o tempo do focus e quando ele tiver bem nesse nível passas para o nível a seguir e para nao destabilizar o treino devias evitar situações dos níveis a seguir aos que estás a treinar .. isto é o que eu acho :D
    o lenny está um pouco em todos os níveis .. consegue ter focus em tudo do nível reduzido, em tudo do nivel medio com excepção de o chamarem e assobiarem isso ele tambem fica doido e no nivel elevado em tudo mas as crianças a correr ainda precisa de treino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa a minha ideia Rita! :)
      Começar com calma e reforçar mais em ambientes mais fáceis para, não só para lhe facilitar a vida e ele perceber bem o que eu quero dele mas também para construir uma boa base!

      Eliminar
  2. ah, boa !
    Boa sorte para o treino e divirtam-se muito com o charlie a contemplar-te ahahah :D

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!