Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ponto da Situação

As coisas não andam fáceis! Muitas responsabilidades e compromissos e um novo desafio para a dona (que foi aceite para apresentar a sua comunicação no Congresso Nacional de Sociologia, da APS!!) têm atrasado e muito os treinos do Charlie. E assumo toda a responsabilidade!

Ando a preparar o artigo para a comunicação mas entre uma ou outra reunião e a revisão bibliográfica ou a análise de dados lá me consegui organizar nas últimas semanas. E voltei à rotina, mas com mais tarefas!


Sobre o Charlie importa voltar a estabelecer prioridades para os treinos.
Existem comportamentos já bem sabidos, outros que temos de melhorar e outros importantíssimos mas nada bem sabidos! Comecemos pela listagem de cada um...

COMPORTAMENTOS APRENDIDOS
- Senta
- Deita
- Não puxar a trela
- Cumprimentar outros cães
- Fica
- Dá a pata
- "Dá mais 5"
- Não saltar para cima das pessoas
- Deixa
- Junto

COMPORTAMENTOS EM APRENDIZAGEM
- Estar sozinho
- Não perseguir gatos
- Não colocar as patas na mesa/balcões da cozinha

COMPORTAMENTOS POR APRENDER
- Chamada!!

Claro que além da chamada posso fazer uma listagem gigante de outros comportamentos ou truques que quero que ele aprenda mas vamos devagar. Que os melhores comportamentos são assim aprendidos! Certo?

Vamos por etapas:
1) O mais importante neste momento é mesmo a CHAMADA... A minha pouca confiança depois de algumas situações em que ele fugiu e me fez correr muitos e muitos metros atrás dele... Tem tido um resultado triste, que é não o soltar... Ou soltá-lo muito poucas vezes.

2) O ESTAR SOZINHO também vem no topo desta nova fase de treinos! Portas raspadas, xixis de desespero quando fica sozinho no quintal... Latidos e uivos! Este é o dia-a-dia quando o Charlie tem de ficar sozinho... Algo que em norma não acontece mais que 1 hora por dia (30 min ao almoço e aproximado tempo ao jantar). Portanto não é bem aprender a estar sozinho. É aprender a estar sozinho quando está gente em casa...

3) E de seguida vem o aprender a NÃO PERSEGUIR GATOS! Por um motivo simples: com duas gatas cá em casa não dá muito jeito que ele as persiga e chateie o pouco juízo que elas já têm!

4) NÃO COLOCAR AS PATAS NA MESA é algo que podia facilitar a vida de todos nós cá em casa. Porque é o principal problema cá em casa... E o motivo que nos leva a fechar o Charlie às refeições...

Vou tentar criar um plano que articule os quatro comportamentos.
Até breve!




2 comentários:

  1. Filipa, para não te sentires sozinha neste mundo canino tenho-te a dizer que este post foi quase uma descrição do Janay :) Tudo o que aqui referes é o ponto de situação dele, à excepção do saltar para cima das pessoaa, que isso ele faz sempre.
    Em relação à chamada no outro dia também tive que ir buscar o Janay super longe (deixei de o ver por completo) e tive que ir buscá-lo pois tinha ido atrás de um senhor com 3 cadelas, e ia todo contente para casa do senhor, se o deixasse. Mas passado dois dias fui fazer uma caminhada pela praia e até correu bem, à excepção de uma situação em que ele foi atrás de um cão. É este o meu maior problema, quando vê cães vai sempre ter com eles mesmo que eu o chame.
    Quanto ao ficar sozinho não tenho xixis mas tenho a porta cheia de buracos. Portanto venho partilhar contigo a minha solidariedade e desejar-te bons treinos :) O Charlie tem uma dona muito aplicada e organizada, tem mais sorte que o Janay ;)

    Sara

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que me compreende!! Que bom! Quer dizer... Não é muito bom, nem para ti nem para mim, mas ao menos não estamos sozinhas! :) Eu felizmente não tenho buracos na porta! Mas já faltou mais... O problema é mesmo quando comemos em família... Que ele tem de ficar lá fora quer faça barulho ou não e o treino acaba por ir "por água abaixo"...
      O soltá-lo é o pior! Ando muito empenhada na chamada e desta vez quero que seja definitivo! Mas é sempre um grande risco... Porque tenho a ideia de que os cães aqui na zona são completamente doidos!! E revejo-me por também na tua situação... Quando aparecem cães... Lá vai ele! E lá vou eu, pois! Um dia tive de correr uns 15 minutos seguidos (pode parecer pouco mas para quem não esteja habituada...) e nem o via já... Passei duas estradas até o apanhar! E lá estava ele, todo estafado com dois cães, sentadinhos, ao pé de um acampamento cigano... Não foi uma experiência nada simpática... Se é que me compreendes!

      Eliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!