Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aprender a ir para a cama e a estar na cama

Um dos dilemas que sempre tivemos cá por casa está relacionado com a cama do Charlie. A nossa casa não é muito grande e digamos que tem o espaço suficiente para o Charlie estar. Quando era cachorro o Charlie escolheu o seu cantinho (o "ninho" dele, como diz o meu pai) na entrada junto a um armário. A casa é pequena mas ele conseguiu escolher o canto mais pequeno de todos para dormir! Agora que está crescido é complicado encontrar uma cama que seja: a) suficientemente grande para ele; b) pouco cara; c) com um tamanho aceitável para o sítio que ele escolheu. Depois de uma busca intensiva, com os valores a bater acima dos 80€ dei largas à imaginação: construí eu mesma a cama dele! À medida e personalizada! Comprei na drogaria esponja com a medida exacto do espaço (135cmx40cm) e comprei tecido para coser uma capa com fecho - dá para tirar e lavar sempre que necessário.
Como com outras camas que o Charlie já teve com esta tive a mesma reacção: "mandou-me à fava" e começou a brincar com ela... Benditas costuras tão bem feitas que já têm um pequeno buraco da dentadura do reguila! Mas desistir nem pensar!

Primeira estratégia à reacção do Charlie (ERRADO)
Tirei-lhe a cama e voltei a pô-la mais tarde. O único resultado que consegui foi vê-lo a brincar sempre que colocava a cama... Ou seja, ele apercebeu-se que brincar com a cama = atenção.

Ignorar a situação estava fora de questão porque em 10 minutos tinha esponja por todo o lado...

Segunda estratégia (até agora a mais CORRECTA)
Ignorar moderadamente. Coloquei-lhe a cama, pus as mantas por cima e sentei-me na cama dele. Feito curioso veio logo ter comigo. Fiz-lhe umas festinhas, acalmei-o e ele lá se sentou (na cama) e deixou-se ficar.

  • Podia ter recompensado com bocados da própria ração, mas optei por a recompensa ser a atenção que lhe estava a dar pois o acto de me levantar ia distraí-lo e voltávamos à estaca zero. Passado um bocado deitou-se e continuei com as festas, numa de "ok, está tudo bem e estamos só aqui a descontrair um pouco". Então ele apercebeu-se que "estar calmo = atenção" - este é um treino que já tenho feito com ele; se quer festas tem de estar sentado ou deitado e calmo. Se começa a disparatar (morder, arfar, saltar) acabo com a atenção que lhe estou a dar e passo a ignorá-lo. 
  • Uns minutos depois começou a mordiscar a cama. Ignorei moderadamente. E isto quer dizer que não dei importância ao comportamento dele - não gritei "NÃO" nem "PÁRA!!" - mas também não o deixei morder a cama. Calmamente, voltei a tapar a cama nova com as mantas e quando ele parou e ficou a olhar para mim voltei às festas. Instantaneamente voltamos ao mesmo espírito de calma e ele voltou a acalmar-se. 
Esta foi a estratégia para ele não devorar a cama. E, por agora, está a resultar. Por uma questão prática apenas lhe deixo a cama quando estou com ele. 

Parte II da Segunda estratégia (O TREINO)
Estava na hora da "sesta da manhã", então aproveitei para improvisar um "bed training"visto ele estar relativamente calmo. 

Objectivo Geral: Gostar de estar na cama
=> Objectivo Específico 1: Ir para a cama
=> Objectivo Específico 2: Estar/Ficar na cama



Recompensa: Queijo
Clicker: Sempre que ele vai para a cama e se deita lá

A. Comecei por lhe dizer "Prá cama" - um comando que ele já conhece relativamente bem - ou seja, sabe que é para ir para a cama, apesar de nem sempre gostar muito de obedecer ao comando, pois sempre que o dizemos é porque vamos sair e ele fica sozinho. Ele hesitou (previsivelmente) e então, com o queijo na mão, fiz o 'lure' até à cama e cliquei e recompensei. 

B. Ao fim de umas repetições, tirei o 'lure'. Dizia o comando e ele ia para a cama (click e recompensa) e depois pedia o deita (click e recompensa). Ia recompensando várias vezes o facto de ele se manter na cama, afastando-me dele. Depois chamava-o (assim treino também a chamada!) e voltava a recompensar.

Esta é a fase em que estamos.

C. Na próxima fase do treino vou aumentar a dificuldade: Digo o comando, espero que ele vá para a cama mas só clico quando ele estiver deitado (no início por indicação minha, caso ele não o faça logo voluntariamente). 

Nesta terceira etapa do treino ele aprenderá a ir para a cama.

D. O objectivo aqui será ensiná-lo a estar/ficar na cama. Depois de dado o comando...

D1- clico e recompenso... afasto-me poucos passos e chamo-o (libertação do comando)
D2 - depois de várias repetições do passo D1 vamos aumentando o número de passos (critério de dificuldade: distância)
D3 - quando conseguir várias repetições com sucesso (umas 50, simbolicamente) volto a aumentar o critério de dificuldade (tempo do click)... dou o comando, espero 5 segundos... 10 segundos... 15 segundos (...) 5 mintutos (...) 30 minutos.......... E aí clico e recompenso. 
D4 - a quarta fase será a articulação destes dois critérios de dificuldade: a distância e o tempo. O objectivo será conseguir que ele esteja na cama enquanto eu vou à cozinha, ao quarto... 
D5 - aqui será introduzido o último critério de dificuldade: distracções. Estas devem ser introduzidas gradualmente e podem ser várias... ter as portas abertas e ele não sair... estar a arrumar as compras... lavar o quintal... entrar uma visita... tocar o telefone... tocar a campainha... cair um objecto... passar a correr perto da cama... deixar um prato com carne na cozinha... estarmos a jantar/almoçar...

Ao fim do dia vou colocar um vídeo com a parte B do treino.
Até breve!






3 comentários:

  1. Muito bom :D espero que resulte eheh
    mas em relação á cama .. nao sei se gostas das de plastico, mas no continente aqui na minha zona á umas para o tamanho do charlie a 21 €

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele come as de plático! Nem arrisco!
      Ele já se está a habituar a esta. Quando está feito maluco é que começa a mordê-la mas é controlável :) Já com as mantas faz a mesma coisa!

      Eliminar
  2. a serio? bem que roedor :p
    ainda bem, ele com o tempo aprende

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!