Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Hora do balanço final: a última aula na V.A.

No domingo passado fomos à última aula de treino de competências sociais na Vinculum Animal. Mais uma tarde muito bem passada, com treino, maluqueiras, cavalos... e desta vez com direito à companhia das primas MC e C! E ainda........... um banho numa poça! Vá, foi para festejar o sucesso das aulas! (Vou fingir que não me importei com este "pequeno" pormenor...!)

Ao fim de dois meses importa fazer o balanço das aulas. E, apesar de várias vezes em que nos perguntamos se o investim€nto valia ou não a pena, o resultado não podia ser melhor! Agradeço aqui à Sofia e à Margarida, pela dedicação, e também aos outros donos e principalmente aos seus respectivos cães, pelos ensinamentos caninos que só com eles o Charlie poderia aprender - como bem aprendeu - a ser um jovem cão mais calmo, respeitador e autocontrolado. Em geral, estes foram as grandes aprendizagens do Charlie, por ordem não preferencial:


  • Estar focado na dona em ambientes com elevadas distracções
  • Não comer comida sob comando (estamos ainda a trabalhar na generalização para outros objectos, principalmente para os brinquedos)
  • Andar junto
  • Ficar (a grande conquista!!)
  • As bases do chamamento (ainda temos um longo trabalho pela frente mas é evidente que em apenas 2 meses não há tempo para tudo durante as aulas. Fica o trabalho de casa!)
  • Ser cumprimentado por pessoas sem pular
  • Cumprimentar outros cães sem os devorar (desculpem a expressão mas era mesmo o que o Charlie fazia!)
  • Ler os "sinais" dos outros cães (aqueles "chega para lá" e "vai-te embora daqui que já estás a abusar"... que para o Charlie dantes era tudo igual...)
Além disto aprendeu outra coisa fantástica: ANDAR DE CARRO!! Dantes o que acontecia era ter um cão de 26kg ao meu colo a esmagar-me as pernas enquanto esgravatava os assentos, as portas, os vidros...tentava ir para o colo do condutor, apesar do cinto de segurança. Actualmente o Charlie consegue fazer longas viagens (o dogtrekking It's All About Dogs foi prova disso) sentado ou deitado sem chatear ninguém!

Fica o registo fotográfico, de alguns momentos destes 2 meses de aulas! 

Kira e Charlie

Kira muito mais à vontade na brincadeira com o Charlie

Junto

Chocolate e Charlie

Salsa, Charlie e chocolate

Deixa

MC e C com o Charlie na última aula

MC e Charlie 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!