Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Aprender a estar sozinho - 1ª Parte

Há uns meses para cá comecei a deparar-me com uma situação que cada vez é mais complicada... O Charlie não sabe estar sozinho! A causa é fácil de identificar... Desde cachorro que passa muito tempo comigo... Talvez uma vez ou outra ficasse 3 horas sozinho... Além disto, o meu novo horário permite-me estar todo o tempo em casa pois posso trabalhar a partir de casa. Então o Charlie habituou-se a estar sempre comigo. 

Ele segue-me para todo o lado. Onde eu vou, ele vai. Ensinei-o a estar na cama dele enquanto trabalho, mas se me levanto para ir a outra divisão ele levanta-se e vem ter comigo, mesmo que esteja a dormir. Se eu me mexo dentro da mesma divisão onde estamos, ele não sai da cama mas levanta a cabeça e segue-me com o olhar. 

Quando saio de casa ele não faz muito barulho mas fica a raspar a porta da sala ou da cozinha, ao fim de algum tempo. Curiosamente não raspa a porta da rua. 

Se estou em casa e o fecho na entrada (com acesso ao quintal) ele raspa a porta incansavelmente, chora, ladra... Se demoro mais que o habitual a ir ter com ele de manhã, a situação é a mesma... 

Às refeições ele fica no quintal, fechamos o portão do quintal e ele fica lá. A situação é a mesma... É capaz de ficar 1h a raspar o portão e a ladrar... Ossos não resultam... Kongs não resultam... Isto é, deixo-lhe os kongs e ele fica entretido uns 5 ou 10 minutos no máximo... Depois começa a raspar até que alguém apareça. Quando pressente que alguém está a chegar para lhe abrir o portão, senta-se calmamente à espera... Se estiver ao pé de mim já come o Kong de uma ponta à outra.

Esta é a situação.

E este é o treino que começamos a fazer:


2 comentários:

  1. Estão no bom caminho :)
    ele sozinho ainda fica muito tempo a olhar para ver se apareces mas depois o osso la se torna mais interessante

    ResponderEliminar
  2. Estão mesmo no bom caminho... e a ideia da porta aberta é muito boa :)

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!