Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Porquê treinar o "olhar"

Durante esta semana treinámos o "eye contact" ou o "olha para mim".
A estratégia que utilizei para capturar o olhar foi, inicialmente, esperar que o olhar do Charlie se cruzasse com o meu. Sempre que isto acontecia, clicava e recompensava. Apesar de resultar esta estratégia revelou-se bastante lenta... Porque o Charlie nem sempre estava concentrado em mim. Então comecei a fazer o "kissing noise" para captar a atenção dele. Assim que o Charlie olhava para mim, clicava e recompensava, até que ficasse de tal forma concentrado em mim que se abstraía do que estava à nossa volta.
Este é o resultado:

O Charlie oferece um "olha", focado na dona.


Mas porquê treinar o "olhar"?
A resposta é óbvia: permite treinar a capacidade de um cão estar concentrado no seu dono. Isto vai permitir que o cão esteja atento ao dono durante um treino ou simples brincadeira em ambientes com distracções. É fantástico ver o cão a olhar para o dono em busca de um sinal durante o treino ou para pedir para abrir uma porta, ir à rua... É sobretudo uma manifestação de confiança no dono.

Bons treinos!

3 comentários:

  1. Ola! :)
    o lenny nunca me olha nos olhos, ta sempre é atento á minha mao para ver quando recebe uma recompensa .. o treino do olhar é difícil :/

    ResponderEliminar
  2. Tenho que treinar isto com o Janay :) Gostei muito da explicação! E nota-se que o Charlie estava super focado em ti, ou melhor, em ti e na máquina fotográfica ehehe :P

    ResponderEliminar
  3. Uma dica para ensinar a olhar nos olhos:
    Colocar a recompensa no meio dos nossos olhos. Ao fim de umas repetições eles habituam-se. Depois é tirar a recompensa mas fazer o gesto com a mão. Não tarda não param de olhar para nós!

    O Charlie naturalmente sempre olhou para mim, foi só capturar e recompensar!

    ResponderEliminar

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!