Bem-vindos!

Mr. Golden Charlie é o espaço onde partilho o que faço com o meu cão Charlie e com as minhas gatas Milu e Marie. Seguimos as técnicas do treino de reforço progressivo e aqui encontram a prova de que através do reforço positivo qualquer cão ou gato pode ser ensinado por qualquer pessoa, independentemente da sua experiência.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Andar à trela sem puxar

Já antes de ter o Charlie comigo esta sempre foi uma questão com a qual me preocupava... Como é que se consegue que um cão não puxe a trela? Quando nos referimos a cães de pequeno porte isto pode, de certo modo, ser ignorado... Agora, quando frequentemente assistimos a cenas de grandes cães a passear os seus donos a história muda de figura. Não só pelo ponto de vista do dono (que acaba com dores de costas, ombros e tudo mais) mas também do ponto de vista do cão (que tem uma constante pressão no pescoço, nada saudável)!

E agora perguntam vocês, com toda a razão, o porquê de eu não o ter treinado desde pequeno... Ora, é o primeiro cão que tenho e nunca pensei o quanto pesariam os 23 kg que o Charlie tem agora aos 6 meses! Pois é, mas cada vez pesam mais! Assusta-mte pensar em como o vou conseguir passear daqui a mais 6 meses por isso é hora de tomar medidas!!

O "SEMÁFORO" DE NICOLE GIL (A)
O método é simples... Ele puxa, eu paro. Avançamos quando a trela estiver lassa. E assim consecutivamente. Puxar significa parar (vermelho). Trela lassa/Não puxar significa avançar (verde) e esta é a grande recompensa porque o que o Charlie mais quer é mesmo avançar, chegar o mais rapidamente possível ao jardim com relva!

OS CONSELHOS DE CLÁUDIA ESTANISLAU (B)
A Cláudia tem sido um fundamental apoio no treino do Charlie. Trocamos já várias mensagens sobre o assunto. A sugestão: ele puxa, eu dou 5 passos para trás. Fazemos o percurso novamente e ele é recompensado quando faz o percurso sem puxar. A dificuldade aqui é conseguir que ele queira a recompensa, porque nada mais é importante para ele do que andar ou ir cheirar aquele cão do outro lado da estrada!

COMO VAMOS FAZER:
Um mútuo das duas. Vamos ver se me safo!
Ele puxa e eu paro.
- Se ele continuar a puxar: espero que pare de puxar (A)
- Se ele se sentar e continuar focado na distracção: dou os 5 passos para trás (B)
O fundamental aqui é conseguir que eu seja a atenção dele, de modo a que o Charlie perceba que o passeio dele dependa de mim e não dele! Ou seja, ele pode ir onde quiser, desde que não puxe a trela (se ele colaborar comigo, eu colaboro com ele. Se ele não colaborar, não tem o que quer - passear).

Em breve trago um vídeo para verem o progresso!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos os seus comentários, dúvidas e sugestões!